Lajeado – O coordenador do Departamento de Trânsito, Euclides Rodrigues, mantém a postura sobre as alterações na avenida Senador Alberto Pasqualini. O estacionamento permanece proibido, conforme estudo e projeto realizados em 2012, no governo de Carmen Regina Cardoso.
A hipótese de estabelecer horários para estacionar foi desconsiderada. “Assim o problema do fluxo lento continuaria naqueles períodos.” Ele garante que os moradores não foram surpreendidos, pois sabiam das mudanças desde as instalações dos semáforos.
O secretário de Trânsito e Segurança Pública, Gerson Teixeira, confirma que ouvirá as reivindicações dos empresários do bairro São Cristóvão na reunião marcada para amanhã. Falará sobre a abertura de vagas nas ruas transversais, como na Pernambuco, onde haverá duas vagas para estacionar por 15 minutos, facilitando o acesso à farmácia a 20 metros.
Ele reforça que o projeto está pronto e as obras quase concluídas. “É impossível parar e impedir o fluxo.” Outra sugestão de Teixeira seria estudar um recuo em algumas calçadas, em frente aos estabelecimentos, permitindo a parada.
Essa solução foi adotada para a escola Érico Veríssimo. Rodrigues acertou com a 3ª Coordenadoria Regional de Educação recuar o muro três metros para dentro do pátio da escola. Nesse espaço haverá uma pista para o embarque e desembarque dos alunos com extensão para enfileirar até dez vans.
A transferência do muro fica por conta do município, mas a obra depende do Estado para cedência da área. Até lá, o colégio permitirá a entrada dos coletivos no pátio, garantindo a segurança dos estudantes.
“O espaço é público”
Para Rodrigues, os empresários não têm direito de reclamar por vagas que não lhes pertencem. “Quando comprou a loja não foi dito que o espaço na rua era dele. É o interesse de 75 mil pessoas em jogo.”
O estacionamento, frisa, só será permitido onde há recuo da calçada, como na frente do Maxxi Atacado, e onde a pista é alargada. “Se temos embasamento técnico, nada mais se contrapõe.”
Se ocorrer a desapropriação da área, se alarga a pista e o estacionamento retorna. “Mas aí é outro processo.”
Ele garante que tem conversado com os empresários individualmente e tentado solucionar os problemas citados.
Cita o asfaltamento da Av. Alberto Müller como alternativa para desviar o trânsito que vai à Univates. A obra de 910 metros de extensão por 14 de largura foi prometida para este ano.
Aguardando o secretário
Claudir Degasperi prefere esperar a reunião de sexta-feira à tarde para se posicionar sobre o assunto. Quer ouvir do secretário a negativa sobre o retorno do estacionamento e a exposição dos motivos.