Siglas nomeiam 8 pré-candidatos do Vale

Você

Siglas nomeiam 8 pré-candidatos do Vale

No ritmo das eleições, partidos elaboram estratégias para convencer eleitorado

Vale do Taquari – Os seis partidos mais representativos na região articulam estratégias para as eleições de outubro. As siglas apontam oito possíveis nomes para tentar vagas na Assembleia Legislativa (AL) ou no Congresso Nacional. As coordenações organizam reuniões para os próximos meses a fim de definir os nomes até as convenções.

Neste ano, os partidos esperam aumentar a participação de políticos locais no parlamento. Nas eleições de 2010, 540 políticos disputavam as 55 cadeiras da AL. Desse total, 375 dividiram os votos de 220 mil eleitores do Vale.

O atual prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt (PT), foi o único a ocupar uma vaga, após ser eleito como segundo suplente. Em Brasília, Enio Bacci (PDT) é o único a representar a região. Nas próximas eleições, ele deve disputar uma cadeira na AL.

A falta de candidatos locais enfraquece a defesa pelos interesses do Vale, na opinião do coordenador do PTB e secretário de Saúde de Estrela, Elmar Schneider. Deputado estadual por dois mandatos, defende a união das siglas em prol dos interesses da região.

Para ele, é necessário ampliar a discussão dentro dos diferentes partidos em busca de consenso. “Políticos de fora vêm aqui só durante a eleição e levam os votos. Depois, pouco fazem pela região.”

Pré-candidato pelo PT a deputado estadual, o vice-prefeito de Arroio do Meio, Aurio Scherer, compartilha da mesma opinião. Avalia que a classe política do Vale não consegue criar uma cultura de prestígio dos nomes locais aos eleitores.

Coordenador regional petista, o prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus, discorda. “A origem do candidato não é preponderante. Temos que avaliar o trabalho.” O PT do Vale trabalha com dois nomes, além de Scherer, o vereador de Lajeado Sérgio Kniphoff almeja uma cadeira na AL. Segundo Hassen de Jesus, os dois podem disputar, mas a escolha passará por reunião da base.

Opinião parecida com a do coordenador regional do PP tem o chefe do Executivo de Encantado Paulo Costi. Para ele, deixar de eleger os nomes locais é falha na estratégia de campanha. “Se falhamos em conquistar o voto dos nossos eleitores, não devemos colocar a culpa naqueles que vêm de fora.”

O PP do Vale apresenta dois pré-candidatos. A vereadora de Teutônia eleita em 2012 com 450 votos, Mareli Vogel (PP), deve tentar se eleger deputada federal. Para estadual, o ex-prefeito de Fazenda Vilanova, José Cenci, é um dos postulante a uma vaga à AL.

Pelo calendário eleitoral, a data para definição dos nomes começa no dia 10 de junho até o fim do mês. As inscrições devem ocorrer até 5 de julho. O total de votos para chegar a uma cadeira depende da sigla. Estima-se que sejam necessários entre 30 mil até 50 mil para o cargo de deputado estadual. Já para federal, é necessário o aval de no mínimo 120 mil eleitores.

Miss entra para a política

A miss Brasil 2012 Gabriela Markus é um dos possíveis nomes do PMDB da região para as eleições. Ela se filiou em setembro. Para o Congresso Nacional, a sigla confirma o vice-prefeito de Lajeado, Vilson Jacques, como pré-candidato.

A preferência do PMDB pelo nome de Jacques foi o estopim para o rompimento com Paulo Kohlrausch. O ex-prefeito de Santa Clara do Sul esperava apoio total para ser o nome da vez para deputado federal.

Em setembro, saiu do partido. A pré-candidatura de Kohlrausch era confirmada desde o primeiro semestre de 2013. Em entrevista ao A Hora na época, diz que tentou convencer Jacques de desistir. Com o impasse, o ex-prefeito se filiou ao PTB e passa a ser pré-candidato a deputado estadual.

Apoio a Lucas Redecker

A base do PSDB não apresenta nenhum nome do Vale para o pleito. Conforme um dos integrantes da coordenação regional, Éverton Pacheco, após as férias, serão marcadas reuniões para definir a posição do partido.

Segundo ele, nas eleições passadas, a sigla apoiou Lucas Redecker (PSDB), que tenta a reeleição. “A tendência é permanecermos com essa posição.” Pacheco afirma que nenhum integrante do partido se apresentou como pré-candidato.

Acompanhe
nossas
redes sociais