Lajeado – Ações estratégicas do 22º Batalhão da Brigada Militar (BPM) condicionam redução no número de furtos e roubos de veículos em 2013. O índice diminui pela primeira vez em quatro anos na cidade. Criminosos levaram 246 automóveis, frente aos 261 do ano retrasado.
De acordo com o comandante do grupo, major Ivan Urquia, medidas com o intuito de inibir a ação criminosa foram acentuadas em locais onde se percebeu a maioria dos delitos. Um dos exemplos, cita, a realização de dezenas de barreiras de trânsito.
Urquia enaltece duas operações feitas pela brigada, onde foram vistoriadas revendas de peças. Além de conferir a origem das mercadorias, o policiamento analisou documentações – como autorização de funcionamento, e orientou os proprietários sobre a necessidade de comprovar a procedência das peças, sob pena de incorrerem em crime de receptação.
Apesar de conseguir diminuir o número, a polícia se mantém alerta. Os reincidentes no crime se tornaram um dos principais obstáculos na tentativa de reduzir a quantidade de furtos e roubos de veículos no município.
Segundo ele, já ocorreram flagrantes na área central. No entanto, admite a dificuldade de realizar prisões. “São sempre os mesmos, a BM prende, e com uma frequência desanimadora. Dias depois eles estão soltos e cometendo o mesmo crime.”
São sempre os mesmos criminosos que furtam ou roubam veículos em Lajeado, conforme o major. A brigada percebe que, quando alguns dos bandidos – já conhecidos pelos delitos – são presos, os índices caem. No entanto, quando eles retornam às ruas, mais veículos voltam a ser levados. “São raríssimos os casos de crimes praticados por pessoas estranhas, que vem de fora.”
Dos veículos levados no ano passado, 190 foram furtados e 56, roubados. Do total, a polícia conseguiu recuperar 171 automóveis.
“Fizeram pouco caso”
Uma das vítimas de furto foi Rochelle Chiesa Moisés, 27, moradora de Arroio do Meio. Seu Ford Ka, prata, ano 2000, de placa IJQ-3008, foi levado da rua Santos Filho, no Centro, enquanto ela estava no curso. O fato aconteceu entre às 19h e 22h, do dia 31 de julho. Fazia dois meses que a jovem estacionava o veículo no local para frequentar às aulas.
O registro foi feito na Delegacia de Polícia Civil na mesma noite. Na época, policiais a informaram da dificuldade de conseguir localizar o carro, sobretudo porque uma câmera que deveria estar funcionando nas proximidades, estava inoperante. “Acho que fizeram pouco caso. Telefonei várias vezes na tentativa de pressionar, mas nada.”
O último caso do ano foi de uma motocicletas Honda de vermelha de 1981, furtada às 7h do dia 29 de dezembro na rua Alcyra Machri Schossler, no bairro Moinhos da Água. O veículo, de placa IHV-9632, segue desaparecido.
Fique atento
-Não deixe a chave reserva e o documento no interior do veículo;
-Instale equipamentos de segurança como alarme, traves e corta ignição;
-Observe a movimentação na rua, antes de embarcar e desembarcar;
– Evite usar relógios, pulseiras, correntes, celulares e outros objetos que chamem a atenção;
– Tente não esperar por uma pessoa dentro do veículo;
– Deixe os espelhos retrovisores bem colocados para perceber qualquer movimento ao redor;
– Cuidado com os falsos vendedores e pedintes;