Novos médicos desafogam fila nos postos

Você

Novos médicos desafogam fila nos postos

Especialista realiza cirurgias ambulatoriais e três atuam como clínicos gerais

Lajeado – Quatro unidades de saúde receberam médicos para suprir carência no número de atendimentos. Os profissionais começaram a atuar nessa segunda-feira, 6, em locais mais necessitados – bairros Conventos, Morro 25, Montanha e Santo Antônio. Cada posto foi contemplado com um médico 40 horas contratado pelo município.

01Um especialista em cirurgias reparadoras atende de segundas a quartas-feiras, no centro de saúde do bairro Montanha. À noite trabalha como plantonista no Hospital Bruno Born. O contrato com o Executivo estipula que o médico faça procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade. O posto do bairro possui sala para realização de operações ambulatoriais como remoção de sinais causadores de câncer de pele, melhoria no aspecto de cicatrizes e correção de problemas nos punhos.

Os três outros profissionais atuam como clínicos gerais nas Estratégias de Saúde da Família (ESF). Eles trabalham a prevenção de doenças e prestam assistência diária aos moradores. Cada um dos contratados recebe salário bruto de R$ 11 mil, totalizando custo de R$ 44 mil mensais.

Com um médico destinado ao bairro Conventos, cerca de 40 fichas diárias se somam às existentes. São 60 horas totais de atendimento semanal. Antes apenas uma profissional atendia a população local em 20 horas por semana. O fato obrigava pacientes a chegar de madrugada no posto de saúde, a fim de garantir atendimento.

No Morro 25, a médica alocada no posto de saúde se mudou para o Rio de Janeiro. Uma nova profissional assumiu os atendimentos. As negociações com médicos continuam. Até fim do mês, mais contratações devem ser finalizadas.

Superlotação de médicos na capital

Dados do Cremers mostram que 25,5 mil médicos atuam no Estado. São 17 mil especialistas e mais de oito mil clínicos gerais, maior necessidade do interior. Do total, Porto Alegre tem 12 mil (48%).

O setor privado de saúde tem quatro vezes mais profissionais em relação ao SUS. Conforme levantamento, até outubro de 2011, os conselhos de Medicina registram 371.788 médicos em atividade.

Total

50 médicos são distribuídos entre 15 unidades de saúde do município.

46 profissionais atendiam até dezembro de 2013 e quatro foram contratados neste mês.

Acompanhe
nossas
redes sociais