Agricultor morre em acidente de carroça

Você

Agricultor morre em acidente de carroça

Hermann retornava com o pasto, quando o veículo capotou na encosta do morro

CCR-aviso-ponte

Santa Clara do Sul – Um descuido resultou na morte do agricultor Nelson Pedro Hermann, 60, de Nova Santa Cruz, na manhã de ontem. O acidente aconteceu por volta das 11h. A carroça tracionada por uma junta de bois, carregada com milho, capotou na encosta de um morro. Foi socorrido por familiares e vizinhos meia hora após o ocorrido.

04Conforme o irmão, Dário, 59, o acidente foi provocado por um descuido. Para ele, Nelson se desequilibrou, caiu e teve o corpo esmagado, após o capotamento. Sírio, tio de Nelson, comentou que há alguns anos o sobrinho quase morreu ao tombar o tanque espalhador de esterco. “Nestes morros qualquer descuido por ser fatal.”

Nelson será enterrado no cemitério da Comunidade Católica Sagrado Coração de Jesus às 15h30min de hoje. Na região, a maioria dos acidentes envolve tratores e máquinas agrícolas. Embora os equipamentos e veículos sejam fabricados e vendidos com equipamentos de segurança, como cinto e teto de proteção, muitos agricultores ainda operam os veículos sem usar os utensílios e aumentam o índice de acidentes e mortes.

Acidentes recorrentes

Levantamento do jornal A Hora aponta que, desde 1991, foram pelo menos dez mortes na região causadas pela imprudência e descuido. O último caso foi registrado na localidade de Xaxim, em Progresso.

Conforme o policiamento, Marcelo Lazzaron deslocava-se com um trator agrícola para o trabalho, quando no pátio de casa não percebeu a aproximação da filha Rafaela Lazzaron, 2, que foi atingida por uma plataforma acoplada na parte de trás do veículo. A criança foi levada pelo pai ao hospital, mas morreu.

Imprudência e autoconfiança

De acordo com o engenheiro de Segurança de Trabalho da Emater, Antônio Augusto Braga Guimarães, cerca de 90% das fatalidades ocorrem por falhas humanas, desrespeito aos equipamentos de segurança, autoconfiança e imprudência. “Os agricultores sabem dos riscos, mas ignoram. Persistem no erro.”

No RS, conforme o Ministério do Trabalho, 39% dos agricultores já sofreram algum tipo de acidente com máquina agrícola, sendo a maioria com tratores. Cerca de 54% das mortes ocorrem por capotamento. A cada quatro acidentes, um causa a invalidez permanente do operador.

Para Guimarães, é fundamental seguir as orientações técnicas, de segurança e buscar qualificação para operar os equipamentos.

Acompanhe
nossas
redes sociais