Período de matrículas inicia com fila

Você

Período de matrículas inicia com fila

Pais dormiram em frente aos colégios Castelinho e Érico Veríssimo em Lajeado

oktober-2024

Vale do Taquari – A primeira etapa de matrículas da rede estadual de ensino abriu ontem e vai até dia 10. Contempla os candidatos que se inscreveram em outubro de 2013 no site da Secretaria Estadual de Educação, indicando duas ou mais opções de escola e turno em que gostariam de estudar.

O sistema organizou as inscrições e designou a escola para qual o aluno deveria se dirigir nesta fase de matrículas. Se na primeira opção o aluno não conseguir vaga no turno escolhido, é direcionado para a segunda.

A fim de garantir vaga para os filhos no turno da manhã, pais formaram fila em frente ao Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, no centro de Lajeado. A disputa por um lugar no Ensino Médio é tradicional nessa escola.

04Conforme a vice-diretora Maria Isabel Eckhardt, até as 12h foram arrolados cerca de 130 novos alunos. Todos que aguardavam foram atendidos. À tarde outra fila se formou. Segundo informa a 3ª Coordenadoria Regional de educação (3ª CRE), o Castelinho oferece 48 novas vagas para o Ensino Fundamental e 651 para o Médio.

Na Escola Érico Veríssimo, em Lajeado, a espera começou às 17h de quarta-feira. Conforme a diretora Denise Sandri Labres, 105 pais aguardavam em frente à escola às 7h30min. Deste, 99% queria uma vaga para o turno da manhã, garante. Há 205 lugares disponíveis no diurno e 85 para o noturno.

A fim de facilitar o processo, a direção distribuiu senhas para que alguns retornassem à tarde. Denise diz que o procedimento é demorado porque tem a documentação exigida e a explicação sobre algumas disciplinas. Às 17h de ontem havia vagas disponíveis ainda para tarde e noite.

Atendimento rápido

Este ano, os pais consideraram o atendimento mais eficiente. Daniela, 37, e a filha Isadora Venturella, 14, chegaram com suas cadeiras às 13h de quarta-feira e estavam entre as dez primeiras da fila. Foram atendidas às 7h40min de ontem e conseguiram um lugar no 1o ano do Ensino Médio, turna da manhã.

Camila, 14, e o pai Alceu Rathke, 43, ocupavam o último lugar desde às 8h30min. “Quando chegamos a fila estava na frente da igreja.” Ele perdeu um dia de trabalho para garantir o lugar da filha. A menina concluiu o Ensino Fundamental na escola Vida Nova e quer uma vaga no turno da manhã para ter tempo de estudar nos demais horários, pois almeja o curso de Medicina.

Renato Sieben, 47, estava na frente dos dois. Conta que dois anos atrás chegou bem mais cedo para matricular a filha mais velha e mesmo assim não conseguiu. Porém, passados dois dias, a direção do Castelinho avisou que havia desistências e que a menina teria chance.

Neusa Lima da Rosa, 38, chegou às 6h30min e esperou pouco menos de três horas. “Muitos estão viajando por isso está bem tranquilo.” Ela estima que o movimento aumentará na segunda-feira.

Neusa quer matricular a filha Fernanda Lima Donel, 15, no noturno porque ela é Jovem Aprendiz no Senac e se estudar de dia sobrará pouco tempo para realizar as tarefas escolares.

Antônia, 47, e Daniele Dorneles, 14, estavam acompanhadas de Rosane, 35, e Jenifer Gonçalves Vargas, 14. As mulheres e o namorado de Jenifer levaram para a fila barraca, cadeira, cobertor, água, lanche e café. Desde às 20h de quarta-feira aguardando, se revezaram para dormir uma hora cada. As duas se matricularam para o turno da manhã.

O atendimento ocorre até dia 10, das 7h30min às 12h e das 14h às 21h. Depois inicia a segunda etapa, para quem não realizou a pré-inscrição no site da Secretaria Estadual de Educação.

Em Estrela o período iniciou de forma mais tranquila. Na Escola Ensino Médio de Estrela, há 120 vagas para o 1° ano nos três turnos. Conforme a diretora Zaira Junqueira, na fase de pré-inscrição, em outubro, os candidatos foram orientados a virem entre 2 e 10 de janeiro. “Explicamos que não precisavam vir todos no primeiro dia.” Ontem, foram atendidos cerca de 40 alunos.

De acordo com a 3ª Coordenadoria Regional de educação (3ª CRE), as aulas da rede estadual começam em 24 de fevereiro. Em alguns casos, em função do transporte escolar, as escolas seguem o calendário municipal, iniciando no dia 17 de fevereiro.

Saiba mais

As matrículas até 10 de janeiro são só para vagas novas do 1º ano do Ensino Médio, Curso Normal e 1º ano de Ensino Fundamental.

Haverá um segundo momento de matrículas para os que não se inscreveram em outubro. Para esses, a pré-inscrição começou ontem e termina dia 10. Eles devem se encaminhar à escola para qual foram designados.

Acompanhe
nossas
redes sociais