Vale do Taquari – Quatro acidentes em sequência na BR-386, sexta-feira, provocaram um congestionamento próximo dos dez quilômetros. Ao todo, sete veículos foram envolvidos. Policiais faziam o registro de uma colisão lateral na rótula do acesso à Trans Santa Rita, em Estrela, entre um caminhão e um carro, quando outro caminhão tanque, com placas de Araucária (PR), trafegando no sentido capital-interior, saiu da pista.
Em seguida, vinham dois automóvel e duas carretas. Os acidentes aconteceram por volta das 12h30min. Chovia no momento.
Um dos motoristas dos caminhões teve ferimentos leves e foi encaminhado pela Samu ao hospital. Os demais condutores nada sofreram. A Polícia Rodovia Federal (PRF) precisou trancar o trânsito. O engarrafamento no trecho começava no acesso a Estrela se estendendo até o início da faixa simples, onde ocorrem as obras de duplicação.
Após as 15h30min o fluxo começou a ser liberado. Para a retirada da carreta atravessada na pista, foram necessários três guinchos.
No fim da tarde de sexta-feira, outro acidente aconteceu em Marques de Souza. Os motoristas ficaram presos às ferragens. Até o fechamento da edição, não havia informações sobre os motivos do acidente e o estado de saúde dos envolvidos.
Risco de dirigir em pista molhada
A orientação dos órgãos de segurança é para os motoristas reduzirem a velocidade em dias de chuva. Além de diminuir a visibilidade, prolongar a distância necessária para frenagem do veículo e oferecer maior grau de dificuldade na realização de manobras em caso de emergência, a água na pista resulta em aquaplanagem.
Diante desse quadro, o motorista não consegue controlar o automóvel, o que pode resultar em acidentes. Para evitar colisões, o motorista deve se atentar para medidas como: manutenção do veículo, manter limpadores de para-brisa em perfeito estado de uso, alinhamento das rodas e calibragem dos pneus adequadas.
Outra orientação é o condutor manter o volante firme e evitar freadas ríspidas ou mudança brusca na direção do veículo quando ocorrer a aquaplanagem. Como a perda de contato dos pneus com o solo é apenas momentânea, seguindo essas orientações, em fração de segundos o motorista retoma o controle do automóvel.
Sobre a engenharia das pistas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) exige algumas especificações nos projetos de pavimento. Uma delas é a obrigatoriedade de determinadas inclinações nas plataformas.
Pneus
O cuidado com o estado de conservação dos pneus também é peça-chave para quem vai enfrentar uma viagem. Pneus lisos ou meia-vida, que já perderam os sulcos, que servem para escoar a água na banda de rodagem, aumentam os riscos de aquaplanagem.
Por outro lado, com pneus de larguras maiores e sulcos de maior profundidade, é inversamente proporcional a possibilidade de ocorrência do fenômeno. Por exemplo, para desenvolver a frenagem total, um veículo conduzido a 120 km/h com pneu de sulco com 2,5 milímetros precisa de uma distância 50% maior do que um veículo equipado com pneu novo e sulco de 8 milímetros.