Corsan reage à falta de água e investe

Você

Corsan reage à falta de água e investe

Novo reservatório custará R$ 866 mil e deve resolver problema em três bairros

Lajeado – A comemoração do Natal foi incompleta para centenas de moradores dos bairros Jardim do Cedro, Floresta e Morro 25. Abastecidas pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), as comunidades ficaram até três dias sem abastecimento de água durante o feriado. Estatal anuncia construção de reservatório com capacidade para 500 mil litros.

2O problema é recorrente. “Toda noite falta água aqui em casa”, reclama Franciele Vargas, moradora do bairro Jardim do Cedro. Ela costuma voltar do trabalho por volta de 23h. Todas as noites, cumpre o ritual de visitar a casa de uma tia – distante pouco mais de 500 metros – para poder tomar banho antes de dormir. “Ela mora na parte baixa do bairro”, explica.

Conforme moradores do Jardim do Cedro, o problema é maior na parte alta do bairro. O motorista Ademar Zwirtes mora há quatro anos na rua Arnaldo Sbaraini. Já cansou das promessas de obras feitas pela Corsan, responsável pelo abastecimento daquela região. “Cansamos de reclamar. Vamos propor a realização de um abaixo-assinado cobrando melhorias.”

Zwirtes, a mulher Marisane e os dois filhos ficaram sem água desde a tarde do dia 24 até o início da manhã de ontem. “O nosso Natal foi sem banho. E sem muitos abraços também”, diz. O bom humor é passageiro. “Todo verão é assim. Pagamos nossa conta direitinho e ainda passamos por isso.”

Marisane teve que acordar às 5h de ontem para lavar a louça acumulada desde o início do feriado. “Tive que aproveitar. A gente nunca sabe quando vão cortar água de novo.” Sem abastecimento de água por três dias, parte da limpeza interna da casa foi deixada de lado. “Nem a descarga na privada é possível sem água”, ironiza.

Outros bairros

No Morro 25, após a volta do abastecimento, houve relatos de famílias reclamando de pouca pressão e excesso de cloro na água. No bairro Floresta, cerca de cem famílias registraram problemas de falta de água.

O problema desta semana atingiu também outros bairros de Lajeado. Segundo o secretário de Obras, Adi Cerutti, houve reclamações também nos bairros Alto do Parque e Conventos. “Mas foram casos mais pontuais, e resolvidos rapidamente.”

Autarquia investe em reservatório

A Corsan anuncia um investimento de R$ 866 mil na construção de um reservatório elevado com capacidade para 500 mil litros de água. O edital já foi lançado e a abertura dos envelopes com as propostas será no dia 21 de janeiro. A previsão de entrega da obra é de 12 meses.

Conforme o gerente da Corsan em Lajeado, Lúcio Dias, o novo reservatório é capaz de abastecer até cinco mil economias (residências). Além da obra, a estatal prevê investimentos na bomba responsável por levar água até a parte alta do bairro Jardim do Cedro. Ele afirma que não há qualquer possibilidade de desconto na tarifa em função dos problemas gerados durante o feriado.

Novidades no Igrejinha

O secretário Adi Cerutti anuncia novos investimentos na rede municipal de abastecimento de água. Segundo ele, um reservatório para 25 mil litros será instalado no início do próximo ano no bairro Igrejinha. “Falta apenas instalar a estrutura no local.”

Com o novo reservatório, a expectativa é garantir uma reserva de até 50 mil litros para aquela comunidade, que já conta com uma estrutura para 25 mil litros. Nos últimos anos, houve diversos registros de moradores daquela região se queixando de falta d’água, principalmente na divisa com o bairro Centenário.

Acompanhe
nossas
redes sociais