Calor aumenta. Falta de chuva preocupa

Você

Calor aumenta. Falta de chuva preocupa

Feriados de Natal e Ano-Novo serão marcados por temperaturas de até 40ºC

Vale do Taquari – Sem registrar chuvas substanciais há 18 dias, a região deve registrar as temperaturas mais elevadas durante os feriados de Natal e Ano-Novo. Os termômetros devem chegar a 40 graus.

A situação começa a preocupar os produtores de grãos. As lavouras de milho semeadas em setembro, que estão na fase de formação de espigas, destinadas na sua maioria para confecção de silagem são as mais atingidas.

1Caso não ocorrem chuvas significavas nos próximos dias, as perdas podem chegar a 30% em algumas regiões. Na propriedade de Enio Welter, 59, em Linha Primavera, Cruzeiro do Sul, foram cultivados 11 hectares de milho. O planta está na fase de floração. Há 18 dias foi registrada a última chuva na localidade, uma média de 27 milímetros.

Segundo o produtor, o clima seco aliado às altas temperaturas provoca o murchamento das plantas. A estimativa era de colher até 150 sacas por hectare. Com a baixa precipitação, essa média deve cair até 40 sacas. O calor de 40oC, aliado ao vento, provoca maior evaporação da água e a planta resiste menos.

Outra cultura prejudicada é a da soja. São 50 hectares em fase de germinação e desenvolvimento. Welter teme registrar as perdas de 2011, quando 70% da produção foi perdida em função da estiagem. Lamenta a ausência de açudes para investir na irrigação das lavouras.

Conforme o gerente-adjunto da Emater Regional de Lajeado, Diego Barden, o baixo volume de chuvas registrado nas últimas semanas assusta. No entanto, diz ser cedo para calcular perdas. As lavouras mais prejudicadas são as de milho, cuja maioria está em fase de floração. “Neste período seria necessário chover até 50 milímetros por semana.”

Pede aos produtores que fiquem atentos e, caso registrarem prejuízos, busquem ajuda nos escritórios da Emater para posterior encaminhamento do seguro agrícola nas instituições financeiras.

Sem previsão de chuva

Nas próximas duas semanas o tempo deve continuar seco e ensolarado. Apenas para hoje e sábado existe a possibilidade de pancadas esparsas, com volumes abaixo dos 5 milímetros. As temperaturas oscilam entre 21°C e 37°C. A projeção é de que ocorram chuvas regulares apenas na metade de janeiro.

Safra recorde

Segundo estimativa da Federação da Agricultura (Farsul), no próximo ano, o Estado deve colher cerca de 30,2 milhões de toneladas de grãos. A projeção representa alta de 2,4% na comparação com o ano anterior e supera o recorde de 29,7 milhões de toneladas em 2011.

De acordo com a Farsul, a soja continuará a avançar sobre a área da pecuária, que desde 2005 perdeu 470 mil hectares para a produção do grão no verão. O aumento de 3,4% na área plantada com soja nesta safra também se dará sobre o milho, que tem 11,3% de queda de plantio. Já o arroz deve ter crescimento de 3% na área plantada.

Para o presidente Carlos Sperotto, os investimentos em irrigação e novas tecnologias devem ajudar a reduzir as perdas caso seja registrada uma estiagem nesta safra.

Acompanhe
nossas
redes sociais