Polícia vigia residências para veranistas

Você

Polícia vigia residências para veranistas

Famílias podem se inscrever na sede da BM. Operação inicia nesta sexta-feira

Vale do Taquari – O Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO-VT) começa neste fim de semana a Operação Férias Tranquilas. Por meio do serviço, moradores com interesse de viajar durante o veraneio podem cadastrar a moradia na sede municipal da Brigada Militar (BM). Policiais farão vigias diárias nas residências e repassarão dicas de segurança.

Diferente das edições passadas, neste ano proponentes devem se deslocar até o posto policial. No local, devem ser repassados nome, telefone, período de saída, pontos vulneráveis e o contato de algum vizinho ou responsável.

1Em Lajeado, o trabalho é coordenado pelo 22º Batalhão da Polícia Militar (BPM). De acordo com estimativa do capitão Fabiano Dorneles, cerca de cem famílias devem se inscrever. “No quartel, também vamos dar orientações às pessoas de como agir para reduzir riscos de arrombamentos.”

Segundo o comandante do CRPO, tenente-coronel Álvaro de Medeiros, o serviço é oferecido em todos os 38 municípios da região. Informa que as rondas serão diárias e os policiais descerão da viatura para verificar a situação do imóvel, como possíveis janelas ou portas quebradas. É deixado um bilhete com a data e horário de cada vistoria.

Adesão aumenta

A operação ocorre desde 2002 na região. A cada ano, mais famílias se interessam em participar. Em 2010, por exemplo, 160 moradias foram cadastradas no CRPO. No último veraneio (20122013) a polícia registrou 362 casas.

De acordo com o capitão Luciano Johann, foram realizadas 7.168 inspeções destas residências em todo o Vale do Taquari. Sendo que do total, 200 casas e 3.712 inspeções ocorreram na área do 22º BPM, de Lajeado, e 162 casas e 3.456 inspeções foram no 40º BPM, de Estrela.

Fique atento ao viajar

– Verificar se portas e janelas estão bem trancadas;

– Evitar deixar luzes acesas durante o dia;

– Baixar o volume do telefone ou desligá-lo;

– Pedir para alguém recolher jornais e correspondências;

– Deixar as chaves com algum parente ou amigo;

– Avisar os vizinhos para que se verem algo suspeito, ligar à BM

– Pedir à alguém para aparar a grama durante o período de viagem

Acompanhe
nossas
redes sociais