Encantado – A detonação de uma bomba de mais de dois quilos mobilizou policiais ontem, no Parque João Batista Marchese. Foram cerca de sete horas de operação, desde o isolamento da área até a retirada dos restos do artefato.
O material foi encontrado pela BM por volta das 9h, a partir de denúncias. Do tamanho de uma bola de futebol, a bomba estava próxima de uma lagoa, a cerca de cem metros da Escola Municipal Mundo Encantado.
O soldado Fábio Júnior Dahn levou o material para um matagal próximo, distante da escola. A área foi isolada e o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), de Porto Alegre, foi convocado para detonar o artefato. Os alunos permaneceram dentro das salas durante a operação.
Soldados do Gate chegaram ao local por volta das 14h. Quatro militares levaram quase duas horas para finalizar a operação. Para a detonação, um pneu foi posto em volta da bomba, coberto por sacos de areia e a ativação com um dispositivo de longo alcance.
Os presentes ficaram a mais de cem metros. O Corpo de Bombeiros e Samu estavam na retaguarda. A explosão foi feita às 15h45min. Ninguém ficou ferido.
Segundo o tenente do Gate, José da Silva Rosa, havia pólvora negra dentro do material. “Era uma bomba de dez polegadas. Elas concentram muita pólvora e requerem muito cuidado no manuseio”. A explosão pode atingir um raio de até 50 metros. Rosa atua no Gate há 20 anos e ficou surpreso com a potencia do material encontrado.
Atenção
Logo depois da detonação, um dos funcionários de uma empresa autorizada na venda de fogos de artifício, André Luzzi, chegou ao local. Conforme ele, há menos de 20 dias seis bombas desse tipo foram furtadas do depósito. Utilizadas nas comemorações de fim de ano, indica-se posicionar o material em tubos enterrados na hora da detonação.
A partir disso, o capitão da BM, Marcelo de Abreu Fernandes, pede a atenção especial. “Para proteção, evitem tocar nesses objetos”, avisa. Informações devem ser repassadas à BM, pelo 3751-1132. A Polícia Civil investigará sobre novos casos.