Falta de vagas mobiliza governo e CDL

Você

Falta de vagas mobiliza governo e CDL

Menos espaço às revendas e estacionamento gratuito conteplam as medidas

Lajeado – A dificuldade de estacionar no Centro motiva entidades e governo a encontrar alternativas para amenizar o problema. A uma semana do Natal, o movimento na área central se intensifica e agrava a situação.

Parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado e o Estacionamento da Bento garante 200 vagas gratuitas para estacionar neste sábado, 21. Consumidores que comprarem no comércio da cidade serão isentos da taxa das 7h às 19h. O espaço se localiza no prédio do Posto Fórmula.

1Paralelo à iniciativa, o Executivo limitou o número de veículos de revendas estacionados em área pública. Desde ontem, cada empresa pode expor apenas um automóvel. Segundo o coordenador do Departamento de Trânsito, Euclides Rodrigues, concorrentes denunciam empresários infringentes. “Ligam para fiscalizarmos, estão atentos.”

Conforme ele, uma reunião com proprietários de revendas aplicou a lei municipal que proíbe comercialização de produtos em espaço público. Além da limitação das vagas, o uso de plataformas nas traseiras dos carros e rebaixamento de meios-fios estão suspensos.

Rodrigues diz que o propósito é oferecer rotatividade nos espaços de estacionamento. Em março haverá novo encontro com empresários para avaliação da medida. Caso haja desrespeito às normas, o departamento proibirá de forma integral o uso da área pública.

Moradora de Colinas, Vivian Versteg, 31, frequenta o centro de Lajeado a cada duas semanas. Ontem esteve a passeio, no fim da tarde. Quis estacionar na rua Júlio de Castilhos, próximo à prefeitura. Encontrou vaga apenas a três quadras de distância. “É um problema, dou várias voltas até achar um lugar.”

Vagas atrasadas

O novo estacionamento público projetado para 137 vagas deve ser entregue até o fim do mês. O término das obras estava previsto para agosto. A área se localiza em um terreno entre as ruas Décio Martins Costa e Capitão Leopoldo Heineck.

De acordo com o secretário de Obras, Adi Cerutti, a implantação do estacionamento é promessa de campanha do Executivo. “Quero cumpri-la até fim do mês.” Para ele, funcionários públicos devem utilizar o local para esvaziar os estacionamentos do centro.

Por ser área aberta, não haverá segurança. Em janeiro, câmeras de vigilância serão instaladas e alcançarão a área.

Acompanhe
nossas
redes sociais