Santa Clara do Sul – O papa Francisco nomeou, em setembro, o franciscano João Inácio Müller, 53, bispo da diocese de Lorena, no interior de São Paulo. A ordenação ocorre neste domingo, a partir das 17h, na Paróquia São Francisco Xavier.
O cardeal e arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo, dom Claudio Hummes, é o responsável pela consagração. Auxiliam na solenidade os bispos dom Benedito Beni dos Santos, bispo emérito de Lorena, e dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre. A missa solene da posse em Lorena será no dia 11 de janeiro, às 16h.
A escolha da igreja de Santa Clara foi uma opção do próprio frei, segundo o padre Zeno Graeff, pároco da Igreja Matriz. “Ele foi batizado, fez a Primeira Comunhão, Crisma, foi ordenado padre e agora será bispo nesta igreja.”
Durante a cerimônia que deve durar até duas horas e 30 minutos, se apresentam os corais São Francisco Xavier e Vozes do Coração de Nova Santa Cruz. Após a leitura do evangelho, ocorre a ordenação. A mãe de Müller faz a entrega do báculo, um dos símbolos do bispo.
Para assumir a função, o religioso tem definido o brasão que o representa, com itens como o presépio, a cruz que significa a salvação, a rede de pesca que faz alegoria a São Pedro e montanhas que representam Santa Clara do Sul e Lorena. Seu lema será O amor é a glória de Deus.
De acordo com o bispo dom Canísio Klaus, da Diocese de Santa Cruz do Sul, este é o 18º religioso nascido na região a ser elevado à condição de bispo. “A ordenação dele é uma resposta à comunidade que reza pelas vocações.” Ressaltou a ordenação de dois padres neste ano, renovando o quadro de sacerdotes.
Saiba mais
Müller era ministro provincial dos Frades Menores da Província São Francisco de Assis desde 2007, com sede em Porto Alegre. Em Lorena, sucederá Benedito Beni dos Santos, que pediu renúncia há dois anos.
O novo bispo nasceu em 15 de junho de 1960 em Santa Clara do Sul. Entrou na ordem dos franciscanos em 14 de abril de 1985, ordenando-se sacerdote em 3 de dezembro de 1988.
O religioso estudou Filosofia na Faculdade Imaculada Conceição de Viamão, na Arquidiocese de Porto Alegre, e cursou Teologia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul e no Studium Theologicum, em Jerusalém. Depois, obteve a licenciatura em Teologia Espiritual na Universidade Antoniana de Roma.
Ocupou cargos como promotor vocacional em várias dioceses do país, vigário da irmandade, mestre dos estudantes de Filosofia, e agente das pastorais na Rede de Comunidade da Paróquia Santa Clara, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre.