Lajeado – A coordenadoria de Educação Infantil define o funcionamento das 23 Emeis para as férias de verão. Parte das instituições abre na primeira quinzena de janeiro e o restante na segunda metade do mês. Alunos e professores serão transferidos de escola durante o período.
Nas últimas semanas, o município debate as mudanças com pais e educadores. Pela proposta, um rodízio de funcionamento será feito entre as escolas. Enquanto parte estará em manutenção, desinsetização e limpeza, outras receberão alunos e profissionais para atender a demanda.
As creches foram agrupadas em duplas ou trios de acordo com sua proximidade e números de crianças atendidas. Assim, cada uma delas receberá por um período de 15 dias as crianças da outra escola.
A primeira quinzena de atendimento, em janeiro, (confira tabela) será de 2 a 16. A segunda, de 20 a 31 do mês. O calendário de férias dos profissionais foi organizado para permitir uma equipe completa em uma das escolas, que receberá equipe e alunos enquanto a outra recebe melhorias. Conforme dados da Secretaria de Educação, 70% dos educadores gozarão férias em janeiro e 30% em fevereiro.
Desde o começo do ano, pesquisas são feitas junto às escolas de Educação Infantil para verificar a demanda do serviço no período de férias. Nela foi constatado uma redução de estudantes devido a viagens das famílias. A Educação Infantil de Lajeado tem por volta de 2,5 mil alunos matriculados.
Educação em números
– 23 escolas
– 2,5 mil alunos
– 500 profissionais
Eleições à direção
Sexta-feira ocorrem eleições à direção das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) da cidade. De acordo com a secretária da Educação, Eloede Conzatti, as escolas, enquanto instituições, precisam de uma gestão descentralizada onde todos tenham direito à voz e ao voto, promovendo assim um ambiente de trabalho agradável.
Após as eleições, Eloede adianta que os novos diretores irão participar de um curso de capacitação pensado e elaborado para orientá-los e instrumentalizá-los frente à gestão da escola que irão assumir por três anos.