Lajeado e Cruzeiro do Sul – A Secretaria de Desenvolvimento do Estado definiu um nova divisão entre os dois municípios. Parte do limite passou da Rua da Divisa para a rua Nossa Senhora de Fátima. Com a mudança, a saibreira pertence às duas cidades e residências alteram seus endereços.
Jones Bianchetti, do IBGE, aponta que parte do bairro São Bento mudou de Lajeado para Cruzeiro do Sul. Com o bairro Passo de Estrela ocorreu o inverso. Uma fatia da população se tornou moradora do Morro 25. O bairro lajeadense Floresta ganhou mais uma área.
No dia 2 de dezembro, o IBGE se reunirá com os moradores para esclarecer a mudança de endereço, às 20h, no ginásio do Morro 25.
O secretário de Governo de Lajeado, Auri Heisser diz que o número de moradores atingidos está indefinido até o recenseamento a ser feito pelo IBGE, cuja previsão é 2015. A administração municipal pretende adiantar a identificação e começar o trabalho de recadastramento de endereço em 2014. “O estado apontou a alteração, mas até oficializar demora.”
Até que esses moradores sejam conhecidos, Lajeado não pode avançar sobre a nova área nem o município vizinho pode se eximir da responsabilidade sobre essas pessoas. O atendimento em saúde ou educação, por hora, permanece inalterado.
O vice-prefeito de Cruzeiro do Sul e presidente da comissão da Rua da Divisa, Lairton Hauschild, se posicionará sobre o assunto na próxima semana, depois que se reunir com os prefeitos Cesar Leandro Marmitt e Luís Fernando Schmidt. Ele gostaria que a divisão fosse reavaliada.
Moradores não sabem a quem recorrer
Com dois filhos, a auxiliar de cabeleireira Daiane de Souza Silva, 27, está preocupada quanto ao atendimento na área de saúde. Ela mora na rua 12 de outubro e afirma que conseguir remédios em Lajeado é um problema, diferentemente de Cruzeiro do Sul.
Entende que as duas administrações deveriam ter realizado uma audiência pública para definir as mudanças com os moradores. “Não sabemos onde buscar atendimento em casos de urgência.”
A dona de casa Márcia Inês Vust, 33, ficou surpresa com a mudança. Diz que o atendimento nos postos de saúde de Cruzeiro do Sul é muito bom, e esta mudança pode prejudicar a população. Teme que a assistente de saúde deixe de passar em sua casa depois da troca de cidade.