Lajeado – A polêmica mudança nas ciclofaixas vai ocorrer em duas semanas, mais de dois meses após aprovação da nova lei. O Departamento de Trânsito pretende definir os pontos onde o estacionamento de veículos será liberado nas pistas para ciclistas. Placas de sinalização devem ser instaladas nos principais pontos para orientar os motoristas.
De acordo com o diretor de trânsito, Euclides Rodrigues, a alteração deve atingir cerca de 5 quilômetros de ciclofaixas, de um total de 21 na cidade. O principal objetivo é garantir mais vagas de estacionamento para veículos, uma das maiores reclamações de motoristas que frequentam a área central da cidade.
Os principais pontos estão na rua Carlos Spohr Filho, entre os bairros Centro e Moinhos, no entroncamento das ruas Bento Gonçalves e Bento Rosa, também no centro, e nas principais vias do Jardim do Cedro. É comum avistar ciclistas utilizando esses locais. Também é habitual flagrar veículos já utilizando os locais como estacionamento.
Nestes pontos, segundo o diretor, será permitido estacionamento durante o horário comercial. Em dias de semana, a normativa vale das 7h30min às 18h. Nos sábados, o horário permitido para veículos é das 8h ao meio-dia. “Não tínhamos a certeza de que o projeto de lei fosse aprovado, por isso demoramos um pouco para regularizar a proposta”, observa.
A nova lei foi proposta pelo vereador Sérgio Rambo (PT) no início do ano, e gerou polêmica e muita reclamação por parte de ciclistas. Vereadores da própria base aliada também criticam a mudança. “A proposta desrespeita o Código de Trânsito, e o município está sobressaindo sobre lei da União. Além de ir em desencontro com a necessidade de todas as cidades”, afirma Ildo Salvi (PT).
De acordo com o Código de Trânsito, estacionar sobre ciclofaixas é infração grave, que resulta em multa, pontos na CNH e recolhimento de veículo. Segundo Rodrigues, o município tem liberdade para regulamentar conforme necessidade local. “É como no caso das vans. A lei federal prevê 10 anos de uso. Mas aqui, o prazo foi estendido para 15 anos.”
Retirada das ciclofaixas
Em dezembro a administração municipal pretende finalizar a retirada de algumas ciclofaixas, conforme aprovação do Conselho Municipal de Trânsito (Comtran). Os pontos ainda não foram definidos, mas também devem ser próximos das pistas instaladas nos bairros Centro, Moinhos e Jardim do Cedro.
O diretor lamenta a forma como os 21 quilômetros de ciclofaixas foram instalados em Lajeado. Para ele, a falta de estudo resultou em desperdício de dinheiro público. O investimento foi próximo de R$ 1 milhão entre 2010 e 2012.
Executivo planeja ciclovias em 2014
Rodrigues garante que no próximo ano o Executivo investirá na construção de ciclovias com duas pistas e proteção para os ciclistas. Um dos trechos que deverá receber a novidade é a rua Bento Rosa, entre o viaduto da BR-386 e a rua Sabiá, no bairro Carneiros. “Não tínhamos orçamento suficiente esse ano. Mas, para 2014, vamos investir em ciclovias e segurança para ciclistas.”
O diretor salienta a importância de valorizar a cultura da bicicleta. Para ele, a insegurança das atuais ciclofaixas pode fazer com que muitas pessoas deixem o hábito por se sentirem inseguros. A intenção do governo municipal, segundo Rodrigues, é proporcionar ligações entre os bairros por meio de ciclovias com pistas duplas e muretas de proteção.
Novo estacionamento
Em junho, o executivo anunciou início dos trabalhos para criar um estacionamento público no entroncamento das ruas Julio May, Capitão Leopoldo Heineck e Décio Martins Costa. A previsão é abrir 137 vagas. Já foram realizados serviços de terraplenagem, além do depósito de saibro e brita.
A previsão do secretário de Obras, Adi Cerutti, era finalizar a obra ainda em junho. Cinco meses depois, ainda falta construção de calçadas e meio-fio. “Havia outras prioridades”, comenta Rodrigues. Apesar da demora, a intenção do governo municipal é entregar a obra ainda em 2013.