Vale do Taquari – A empresa vencedora do pregão eletrônico, Traçado Construções e Serviços, de Erechim, aguarda prazo recursal para iniciar a recuperação da BR-386. Segundo edital, será reformado o trecho entre Soledade e Tabaí, numa extensão de 152,4 quilômetros. A obra começa em dezembro e deve ser concluída em dois anos.
Dezesseis empresas participaram da disputa, ocorrida dia 1º deste mês. No entanto, a segunda colocada – Conpasul Construções e Serviços, que teve diferença de R$ 5 mil no leilão, entrou com recurso. Alegou que a vencedora não atende as exigências previstas no edital.
O Dnit tem até a próxima quinta-feira para registrar a decisão sobre o processo. Depois disso, a empresa responsável pela obra deve iniciar os serviços em 15 dias. O investimento total da reforma será de R$ 31.162.995. Ela começa no Km 248,2 da rodovia, em Soledade, e segue até Triunfo, no Km 388,9.
Desde a metade de outubro, a autarquia está incumbida pelo Ministério dos Transportes de manter a rodovia federal. Antes disso, o Dnit não tinha autorização para investir no trecho, em função do contrato com a concessionária de pedágios. Na mesma época, a União também repassou trechos da BR-116 e BR-471 ao departamento.
A proposta do governo de reformar as vias está atrasada. Há quase dois meses, o ministro César Borges chegou a assinar a documentação para transferir as responsabilidades pelas rodovias, mas os papéis continham assinaturas do ex-secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Caleb de Oliveira, e do ex-diretor de operações do Daer, Cléber Domingues.
Desde o repasse, o Dnit assinou contrato com a empresa paulista Pavia Brasil – Pavimentos e Vias S.A., para manutenção da BR-116, entre Nova Petrópolis e Campestre da Serra. A autarquia descarta retomar a cobrança nos dois pedágios, de Fazenda Vilanova e Marques de Souza. Em relação às praças desativadas, faz uma avaliação sobre o que pode ser feito com as estruturas.
Governo atende região hoje
Participam de audiência com a superintendência regional do Dnit, às 9h de hoje, em Porto Alegre, entidades representantes do Vale do Taquari, e das regiões de Botucaraí e da Produção, como prefeitos de municípios lindeiros à BR-386.
Entre os assuntos, líderes cobram informações sobre o andamento do processo de contratação da empresa para reformar a rodovia federal. De acordo com a presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cíntia Agostini, é sabido que o edital foi lançado, mas a autarquia ainda não se manifestou sobre perspectivas do serviço.
A comitiva também questionará o representante do Dnit sobre o andamento das obras de duplicação entre Estrela e Tabaí. Diz que há dúvidas sobre a continuidade do serviço, em função da construção de uma nova aldeia para os índios que moram em parte do trecho ainda não iniciado. “Queremos saber o que acontecerá daqui pra frente.”
Entrega de reivindicações
No encontro, o grupo entrega ao departamento relatório com os principais gargalos no trânsito entre Montenegro e Iraí. A atividade faz parte do projeto regional para duplicação dos 350 quilômetros do trecho nos próximos anos. O documento foi concluído em setembro, após três reuniões entre entidades e prefeitos, ocorridas em Lajeado, Carazinho e Frederico Westphalen.
Pelo projeto, a região pede a construção de 15 trevos. A proposta quer reduzir as possibilidades de colisões. As travessias no trecho entre Estrela até Progresso lideram as queixas dos usuários. São diversas entradas em que veículos cruzam a rodovia. Cópia também será entregue para empresa responsável pelo estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para a duplicação do trecho.
Atualmente 33,8 quilômetros da rodovia são duplicados, entre Estrela e Tabaí. No entanto, quando o projeto para tal serviço foi realizado, algumas obras de infraestrutura não foram apontadas.
Exemplo disto ocorre em Bom Retiro do Sul, onde é prevista a construção de uma nova rótula de acesso ao município. Para a administração municipal da cidade, o necessário seria um viaduto.
Situação semelhante ocorre em Montenegro. O trecho da rodovia que atravessa o município não foi duplicado – único entre Lajeado e Porto Alegre. Conforme proposta, tais obras devem ser incluídas no novo projeto de duplicação. O mais necessário é reestruturar a área urbana de Estrela e Lajeado.
Fique atento
Trecho: Km 248 (Soledade) até Km 388 (Triunfo)
Investimento: R$ 31.162.995
Prazo: 24 meses
Empresa: Traçado Construções e Serviços, de Erechim
Situação: até quinta-feira, Dnit registra decisão sobre pregão. Obra começa em seguida
Serviços previstos:
– Pista de rolamento: R$ 13,4 mi
– Acostamento: R$ 1,9 mi
– Drenagem superficial: R$ 129,3 mil
– Obras especiais: R$ 4,6 mi
– Obras complementares: R$ 24,6 mil
– Sinalização: R$ 1,1 mi
– Manutenção e Conservação: R$ 4,4 mi
– Material Betuminoso: R$ 9,9 mi
– Canteiro e mobilização: R$ 202,6 mil