Estrela –Buscando aumentar a importância do turismo na região dos Vales do Taquari e Rio Pardo, ocorreu ontem, o 2° Seminário Regional do Turismo. O evento contou com a participação de várias autoridades, estudantes e pessoas ligadas ao turismo. Os palestrantes foram o ex-prefeito de Gramado, Pedro Henrique Bertolucci e da arquiteta Vera Schultz. O seminário foi organizado no ginásio da Faculdade La Salle.
A palestra que abriu o evento foi a de Bertolucci. Afirma que tem feito várias palestras por país todo. Segundo ele, este tipo de evento é ajuda a promover estratégias para fortalecer o setor.
Pedro que foi prefeito de Gramado por 18 anos, disse que quando chegou a Gramado, 73% da cidade dependia de uma fábrica de calçado. Hoje, 90% da arrecadação provém do turismo. A cidade recebe hoje mais de 5 milhões de pessoas por ano.
Em seguida, Vera Schultz, arquiteta e urbanista, falou sobre os meios para se fazer a defesa do patrimônio histórico sem deixar de lado aqueles que não tem recursos para fazer uma manutenção.
Segundo a coordenadora do evento, e professora do curso de Turismo, Paula Castro, o seminário é voltado para os estudantes, empreendedores e gestores públicos. Paula diz que este evento poderá agregar conhecimento aos diversos segmentos ligado ao turismo.
BRUNO SCHUERTZ
Paralelo ao seminário, uma exposição sobre o fabricante de relógios Bruno Schuertz, conhecido pelas peças levadas a 200 cidades do país.
A antiga fábrica dos Schuertz foi a primeira de relógios públicos no Brasil. Hoje, os relógios espalhados por torres de igrejas e monumentos são ponto turísticos nas cidades. Schuertz viveu 50 anos em Estrela.