Radar móvel multa a partir de dezembro

Você

Radar móvel multa a partir de dezembro

Executivo alugará equipamento para inibir motoristas que abusam da velocidade

Teutônia – Administração municipal realiza levantamento de preços para alugar radar móvel para uso da Brigada Militar (BM). Medida pretende diminuir acidentes na zona urbana. A previsão é de que no próximo mês o aparelho esteja em uso. Município contabiliza 394 acidentes até esta segunda-feira, com duas mortes.

Conforme o secretário do Planejamento, Fabiano Eckel, na semana passada a empresa que alugará o equipamento se reuniu com a administração. Faz levantamento das necessidades locais para apresentar o valor da locação, que ficará em torno de R$ 12 mil mensais.

rHouve cobrança do Ministério Público para adoção de medidas, em função da recente morte por atropelamento de uma mulher de 63 anos na Avenida Um Leste. Por isso, lombadas eletrônicas também podem ser adotadas. Contudo, seriam necessários pelo menos cinco equipamentos para abranger os principais pontos. O custo é de cerca de R$ 4 mil mensais por cada. Pela possibilidade de mobilidade e poder monitorar todos os pontos críticos, a preferência da administração é pelo radar.

“Vamos esperar a proposta da empresa, para decidir as medidas mais viáveis de serem adotadas, dentro do orçamento do Executivo”, destaca Eckel. O município repassará os valores para o Consepro, que administrará o pagamento do aluguel e cedência para o uso da BM. Hoje, o município não possui nenhum tipo de monitoramento ou fiscalização eletrônico de trânsito na área urbana.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Teutônia dispõe de um radar móvel para autuação em estradas estaduais. Nos meses de abril e maio, a BM testou o aparelho na Avenida Leopoldo Schneider, na Estrada Velha e na Estrada da Várzea. 82 motoristas foram flagrados acima dos 60 Km/h permitidos.

A instalação de quebra-molas e travessias elevadas são as alternativas adotadas pela administração municipal para coibir o excesso de velocidade. O Departamento de Trânsito também realiza a substituição das placas de “Dê a preferência” pelas de “Pare”, nas áreas centrais dos bairros Languiru e Canabarro.

Ações recentes

No cruzamento da rua 25 de Julho com a Pedro Schneider e na Fernando Ferrari, na esquina do hospital, o departamento ampliará a extensão das faixas amarelas. Pela falta de visibilidade, ficará restrito o estacionamento próximo à esquina. Uma travessia elevada será instalada em frente ao Ministério Público, na Avenida Um Leste.

Atuação da BM

Para o presidente do Conselho Municipal de Trânsito, tenente Marco Antônio Franck, o uso do equipamento contribuirá para reduzir o excesso de velocidade, mas não evitará acidentes. Ajuda como um paliativo, mas não resolve a questão da imprudência dos motoristas, acrescenta Franck.

Mapeamento feito pelo órgão de segurança mostra as ruas Carlos Arnt, Major Bandeira, Três de Outubro, Avenida Um Leste e estrada geral de Daltro Filho como as de maior incidência de acidentes de trânsito. Os horários dos registros se concentram entre 11h e 20h, na saída de fábricas, empresas e escolas.

“A fiscalização ocorrerá nos locais apontados. No começo, faremos uso do radar móvel uma vez por dia”, informa o tenente. Segundo ele, uma avaliação detalhada das ocorrências será feita para determinar os pontos específicos de registros de acidentes, onde haverá a utilização do equipamento.

A entidade fará a divulgação prévia dos locais na imprensa. Nossa intenção não é arrecadar valores, mas fazer com que os motoristas fiquem atentos, destaca Franck.

Acompanhe
nossas
redes sociais