Lajeado – Diante das reclamações devido aos congestionamentos entre a rua Júlio de Castilhos e Tiradentes, no Centro, o Departamento Municipal de Trânsito altera o fluxo nas proximidades. A partir de sábado, os motoristas que trafegam pela Av. Benjamin Constant terão outro acesso à Av. Senador Alberto Pasqualini.
Em frente ao posto Faleiro, das quatro pistas, duas serão destinadas para veículos que sobem pela Pasqualini em direção ao bairro Americano e BR-386. A rua será dividida com a pintura de uma faixa amarela e colocação de tachões. Um semáforo será instalado na esquina das vias alteradas.
A instalação dos itens começa nessa semana. Conforme o coordenador do departamento, Euclides Rodrigues, as mudanças foram planejadas frente ao aumento na frota do município. A nova alteração ocorre após três anos.
Em 2010, o trânsito naquele ponto foi reformulado, com a inversão nos sentidos das ruas Júlio de Castilhos, João Abott e Av. Benjamin Constant, no trecho do posto e na rua Silva Jardim. O retorno e a conversão à esquerda na Av. Senador Alberto Pasqualini foram proibidos.
Tumulto e confusão na saída do trabalho
Em cinco dias da semana, a partir das 17h30min, aumenta o fluxo de veículos no local. Há uma coincidência de horários entre pessoas saindo do trabalho e entrando no estacionamento do supermercado que fica na esquina entre das ruas Júlio de Castilhos e Tiradentes.
As filas de carros dificultam o deslocamento e deixam o trânsito lento. O segurança Vágner Simões De Ávila diz que em dias de chuva o tráfego fica ainda mais complicado. “É quase impossível passar a Júlio pela Tiradentes.”
Para ele, a mudança proposta pelo município contribui, pois oferece uma outra possibilidade para motoristas que pretendem entrar na Av. Pasqualini.
O industriário Mário Moraes tem dúvidas se a alternativa trará o resultado desejado. Para ele, há risco de a ligação da Júlio de Castilhos com a Av. Pasqualini ficar confusa. “Mesmo com outra sinaleira, acho que vai complicar e ficar mais perigoso.”