Seis núcleos policiais atingem 21 bairros

Você

Seis núcleos policiais atingem 21 bairros

Governo estadual fornecerá novas viaturas e armamentos para BM e PC da cidade

Lajeado – As áreas de atuação dos cinco núcleos da Brigada Militar (BM) e outro da Polícia Civil (PC) foram definidas ontem pela administração municipal e órgãos de segurança. O Programa de Policiamento Comunitário abrangerá 21 dos 27 bairros lajeadenses. As atividades devem começar em novembro, após treinamentos dos policiais.

O efetivo de cada agrupamento será de quatro servidores. Nas próximos dias, o governo do estado deve fornecer ao Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) seis viaturas novas para atender ao projeto e equipamentos de uso individual, como pistolas, coletes à prova de bala e bicicletas. O investimento passa de R$ 500 mil.

pConforme o comandante do CRPO, tenente-coronel Álvaro de Medeiros, os policiais de cada núcleo não terão sede fixa. A proposta é integrar os servidores a realidade comunitária. Desta forma, destaca, eles passarão o dia conversando com líderes locais, moradores e visitando entidades, além de atender aos casos de repressão.

Na opinião de Medeiros, é fundamental que esses agentes se fixem na região. Para que isso ocorra, o Executivo de Lajeado oferece um auxílio moradia de R$ 600 para cada policial. Será um “bônus” além do subsídio que os servidores recebem do governo, destaca o comandante. Cerca de 45 mil habitantes, o que representa 70% da população lajeadense, residem nos bairros abrangidos pelo projeto, destaca.

De 24 a 30 deste mês, os servidores da BM e PC, assim como líderes comunitários, passarão por um treinamento específico sobre as atividades do policiamento. O curso tem 40 horas/aula de duração. Para iniciar, o projeto depende de autorização do governo do estado.

Trabalho conjunto

Para a delegada regional da PC, Elisabete Barreto Müller, o maior benefício do programa é a aproximação entre a polícia e a comunidade dos bairros. A unidade da PC trabalhará em conjunto com as unidades da BM, em todos os bairros. “Isso evidenciará o trabalho em parceria que já era feito entre os dois órgãos de segurança.”

A primeira cidade gaúcha que recebeu o policiamento comunitário foi Caxias do Sul, na Serra. No município, ele foi implantado em março de 2012 e apresenta resultados.

Os indicadores de furto de veículo apresentaram redução de 24%, arrombamentos à residência diminuíram em 36% e roubo a pedestre, 18%. Hoje ela conta com mais de 10 núcleos.

O serviço é realizado em mais 14 cidades, entre elas Santa Cruz do Sul. No município existe um núcleo para 118 mil habitantes.

Equipamentos

Brigada Militar – cinco viaturas de patrulhamento, 20 coletes balísticos com capa, 20 pares de algemas, 20 pistolas, 20 rádios de comunicação e 20 bicicletas.

Polícia Civil – uma viatura de patrulhamento.

Acompanhe
nossas
redes sociais