Greve mobiliza 80% dos bancários do Vale

Você

Greve mobiliza 80% dos bancários do Vale

Paralisação completa 20 dias hoje e abrange 31 agências. Reunião ocorre às 8h

Vale do Taquari – As negociações entre o SindBancários e Federação Nacional dos Bancos (Fenabram) continuam paradas e o fim da greve – considerada a maior das últimas duas décadas – segue indefinido. Hoje, a interrupção coletiva de trabalho completa 20 dias.

No Vale, 31 agências bancárias de 13 municípios aderiram ao movimento. São cerca de 480 funcionários parados – número que corresponde a 80% dos 600 bancários que atuam na região.

gConforme o presidente do SindBancários da região, Edson Leidens, funcionários das agências privadas HSBC e Itaú estudam a possibilidade de aderir à greve. A próxima reunião do grupo está marcada para as 8h de hoje no Sindicato dos Bancários, em Lajeado.

Nessa sexta-feira, a classe patronal propôs aumento salarial de 7,1%. O percentual está abaixo dos 11,9% pedidos pela classe, valor que corresponde a reposição da inflação e mais 5%. Além disso, foi negado o aumento no número de funcionários.

Segundo Leidens, é necessário acréscimo de 40% no efetivo do Vale. “A demanda aumentou nos últimos anos e os bancos, em vez de contratarem, demitiram.” O sindicato também cobra mais participação de lucros e piso de R$ 2.860.

No país, a mobilização abrange 11.406 agências bancárias conforme a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). Na área de abrangência do SindBancários estadual, a mobilização atinge 989 agências.

Assédio moral em Lajeado

Funcionários do Bradesco reclamam de assédio moral na agência de Lajeado. O sindicato da região levou a queixa até a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego/RS. Na última sexta-feira, a entidade realizou uma mediação em Porto Alegre.

Segundo um dos funcionários afastado devido a problemas de saúde, Marco Reckziegel, a gerente do banco teria o chamado de incompetente na frente de colegas e clientes. Leidens reforçou as críticas.

Conforme ele, há mais de dois anos o sindicato se reunia com a direção do banco para tratar sobre o assunto. Advogado da agência, Onivaldo Zangiacomo, argumenta que a direção desconhecia a situação.

Greve no Vale

Agências: Banrisul, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco e Santander (parcial)

Municípios: Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Colinas, Cruzeiro do Sul, Estrela, Fazenda Vilanova, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Paverama, Progresso, Sério e Teutônia;

Acompanhe
nossas
redes sociais