Protesto solitário: motorista pinta buracos

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Protesto solitário: motorista pinta buracos

Condutores perdem a paciência com a demora da EGR em realizar melhorias na 130

Lajeado – Um morador de Arroio do Meio, insatisfeito com a demora para o recapeamento da ERS-130, resolveu agir. Com uma lata de tinta e um rolo, se pôs a demarcar os pontos com buracos na rodovia, na tarde de ontem.

A manifestação, iniciada como uma brincadeira pelas redes sociais, visa chamar atenção para a necessidade de agilizar melhorias na via. Garante que a ação busca proteger as pessoas de acidentes e avisá-las dos riscos de trafegar em uma estrada esburacada.

Essa condição, inclusive, trouxe prejuízo ao condutor. Precisou trocar pneus, teve avarias no terminal da direção, no balanceamento e geometria do automóvel. Resultado: R$ 520 a menos no orçamento familiar.

Tentou cobrar a indenização, mas não houve como comprovar a relação entre os danos aos desníveis da pista. “Vejo muitos veículos no acostamento, na contramão, fazendo manobras para poder desviar dos buracos.”

Lembra que o motorista precisa estar em dia com o veículo, IPVA, licenciamento, extintor e outras obrigações, mas não recebe a contrapartida do estado.

Audiência entre MP e EGR

Enquanto ele pintava os trechos problemáticos da ERS-130, promotores de Justiça do Ministério Público (MP) cobravam da direção da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) um cronograma de obras. A audiência em Porto Alegre teve presença do Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, João Vitor Domingues, do Diretor-Presidente da EGR, Luiz Carlos Bertotto.

O objetivo é buscar uma solução conjunta para o aprimoramento dos serviços prestados aos consumidores que trafegam nos trechos administrados pela EGR. Para o subprocurador Marcelo Dornelles, o diálogo pode contribuir para a busca de soluções extrajudiciais para a questão.

Considera importante ouvir os argumentos da estatal para que se possa definir um entendimento uniforme em relação à atuação do MP no caso.

Para o promotor de Justiça de Lajeado, Sérgio Diefenbach, é necessário dar uma resposta rápida aos consumidores que pagam pedágio e cobram uma prestação de serviços qualificadas.

Foi agendada uma nova reunião entre MP e governo do estado para a próxima quarta-feira. Nesse encontro, espera-se a apresentação do plano de trabalho da EGR, as minutas dos convênios a serem firmados com os órgãos de estado para a prestação dos serviços de emergência nas rodovias e a planilha com os investimentos realizados desde que o estado assumiu as estradas pedagiadas.

Conpasul vence licitação

A EGR anunciou que a empresa Conpasul de Estrela, venceu o edital de licitação para realizar os serviços de recapeamento no trecho urbano da ERS-130. A obra é prevista para este mês. Serão investidos R$ 740 mil.

Segundo o presidente da estatal, Luiz Carlos Bertotto, o prazo para contestação do resultado é de sete dias. “Pretendemos começar os trabalhos o mais depressa possível, pois sabemos do estado precário do trecho.”

O trajeto de 3,6km, do trevo da BR-386 até o acesso a Cruzeiro do Sul, no entroncamento com a RSC-453, é um dos mais precários da região. Em reportagem publicada no mês de junho, foram contabilizados 456 buracos em pouco menos de quatro quilômetros, um a cada oito metros. Algumas operações “tapa-buracos” foram realizadas. O investimento chegou a R$ 20 mil. O trabalho foi insuficiente e os problemas voltaram.

80 toneladas de asfalto

A EGR alega que ao longo do mês de setembro foram utilizadas mais de 80 toneladas de asfalto para cobrir buracos abertos nas rodovias estaduais gaúchas. Quatro equipes de trabalho atuaram na operação tapa-buracos, efetuando os reparos necessários.

Segundo a equipe técnica da autarquia, as áreas onde a operação foi concentrada foram as rodovias RSC 287, entre Venâncio Aires e Candelária, ERS-122, de Caxias do Sul a Flores da Cunha e de Portão a São Vendelino, ERS-239, em Campo Bom, ERS-240, em Portão e na RSC-453, em Boa Vista do Sul.

Serviços de guincho e ambulância

Inexiste previsão para o reinício dos serviços de guincho e ambulância. Ambos eram oferecidos pela antiga concessionária Sulvias. Um serviço de emergência ficaria disponível para motoristas solicitarem atendimento. Existe a possibilidade de ser contratada uma empresa terceirizada para executar os serviços.

A EGR assumiu as três praças de pedágio instaladas na região em junho. Até setembro a estatal arrecadou R$ 5,4 milhões e gastou pouco mais de R$ 1,6 milhão em manutenção de rodovias, com pagamento de funcionários e outros custeios administrativos.

Em todo o estado, a empresa arrecadou R$ 37,7 milhões desde que assumiu a administração de praças de pedágio de rodovias estaduais gaúchas, em 15 de fevereiro. Foram investidos R$ 15,4 milhões.

Conforme Bertotto, a opção para isso é trabalhar com os órgãos de Estado. “Atualmente, na maioria dos acidentes, o atendimento e o resgate já são feitos pelo Corpo de Bombeiros. O que pretendemos é incrementar a estrutura desses órgãos para uma atuação ágil e eficaz”, frisou. Do mesmo modo, a intenção é que o serviço de guincho seja prestado pelo Detran.

Recadastramento das isenções

A EGR inicia amanhã, às 10h, o recadastramento dos motoristas que têm direito à passagem gratuita pelas cancelas do pedágio de Encantado. Os interessados em obter o passe livre terão de preencher um formulário de requerimento de isenção, disponível nos endereços eletrônicos (www.egr.rs.gov.br) e da prefeitura (www.encantado-rs.com.br), ou retirar a inscrição no Setor de Protocolo da administração municipal.

No documento deverão ser informados dados pessoais e do veículo, a frequência semanal com que passam pelo pedágio e o tipo de dispositivo de isenção que dispunham.

As informações contidas no formulário serão analisadas pela equipe da EGR. Em caso de aprovação da solicitação, o cartão de isenção estará disponível na prefeitura no prazo de 15 dias a partir do pedido.

O solicitante terá prazo de 30 dias para retirada do cartão, a contar da data de entrega dos documentos. Se não o fizer nesse período, deverá encaminhar nova solicitação, com cópia de todos os documentos. O cartão de isenção é intransferível e só poderá ser utilizado pelo favorecido quando esse estiver conduzindo o veículo cadastrado.

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