Obra de tapa-buracos na ERS-130 atrasa

Você

Obra de tapa-buracos na ERS-130 atrasa

Comissão permanente da EGR cancelou licitação que prevê recuperação de 3,6 km

Lajeado – As obras de recuperação do trecho urbano da ERS-130 devem atrasar. Nessa terça-feira, a abertura dos envelopes referentes ao processo licitatório foi cancelada pela Comissão Permanente de Licitações da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

A estatal atendeu a um recurso administrativo e agora respeita prazo de cinco dias úteis para avaliar a necessidade de impugnação do edital. Se confirmado, um novo documento será redigido.

O processo de licitação respeita a modalidade de menor preço global. O objeto do contrato, orçado em R$ 917 mil, prevê contratação de empresa para serviços de recuperação de pavimento da ERS-130 entre a o trevo com a BR-386 e o entroncamento com a ERS-453. São 3,6 quilômetros de trecho.

A vencedora da concorrência será responsável pelo fornecimento de mão de obra, equipamentos e materiais necessários para os trabalhos. Conforme o edital, será utilizada uma camada de cinco centímetros de asfalto compactado para melhorar o fluxo de veículos.

No início de julho, reportagem demonstrou a precariedade do trecho urbano de Lajeado. Eram 456 buracos. Um a cada oito metros.

Após a divulgação da matéria, a EGR acenou com melhorias. Realizou uma operação tapa-buracos, investindo pouco mais de R$ 20 mil. As pequenas camadas de asfalto não resistiram dois meses. A grande maioria dos problemas reapareceram.

Há duas pontes, dois trevos e duas rótulas na extensão de 3,6 quilômetros. Em alguns pontos, os buracos medem mais de um metro de diâmetro e 15 centímetros de profundidade. É comum motoristas invadirem a pista contrária ou o acostamento para escaparem dos obstáculos.

Um dos locais mais críticos fica próximo do viaduto sobre a BR-386. Buracos próximos da ponte obrigam motoristas a frear e por vezes até pararem no meio da rodovia. O risco de acidente é constante.

Recadastramento das isenções

A EGR iniciou, nessa quarta-feira, o recadastramento dos motoristas que têm direito à passagem gratuita pelas cancelas. Neste primeiro momento, a ação está restrita aos usuários da praça de pedágio de Cruzeiro do Sul.

Os interessados em obter o passe livre pela praça de pedágio terão de preencher um formulário de requerimento de isenção, disponível no site da EGR (www.egr.rs.gov.br), ou na sede da prefeitura de Cruzeiro do Sul.

Dados pessoais e do veículo, frequência semanal com que passam pelo pedágio, e o tipo de dispositivo de isenção que dispunham antes do fim das concessões serão avaliados.

Após aprovação da solicitação, o cartão de isenção estará disponível na praça de pedágio no prazo de 15 dias a partir do pedido. O solicitante terá prazo de 30 dias para retirada do cartão, a contar da data de entrega dos documentos.

Se não o fizer nesse período, deverá encaminhar nova solicitação, com cópia de todos os documentos. O cartão de isenção é intransferível e só poderá ser utilizado pelo favorecido quando esse estiver conduzindo o veículo cadastrado.

Acompanhe
nossas
redes sociais