Santa Clara do Sul e Lajeado – A ligação entre Santa Clara do Sul e Lajeado, pela ERS-413, tem 12 quebra-molas nos nove quilômetros de extensão. Três foram construídos esta semana pelo Daer.
A autarquia atende a pedidos de moradores que se dizem inseguros devido ao excesso de velocidade dos motoristas e pela falta de espaço adequado para caminhar às margens da estrada.
Apesar de elogios das famílias lindeiras ao acesso, o departamento recebe críticas de quem precisa se deslocar pela rodovia todos os dias. A principal reclamação sobre o serviço é de que o Daer construiu os redutores na quarta-feira sem avisar com antecedência.
“Tive que frear de forma brusca para evitar bater em outro carro quando voltei para casa à noite”, destaca Felipe Guimarães dos Santos. Ele acredita que o governo poderia adotar maneiras diferentes dos obstáculos para reduzir a velocidade dos condutores desrespeitosos à legislação.
O comerciante Ilson João Mallmann reconhece a necessidade dos quebra-molas. Culpa os motoristas pela quantidade de redutores na rodovia. “Se não corressem tanto, isso não seria necessário.” Mas destaca que o mais correto seria a instalação de lombadas eletrônicas.
Conforme Mallmann, a maioria dos condutores precisa reduzir a quase zero a velocidade ao passar pelos obstáculos. Com isso, nos horários de maior movimento de veículos, chega a ocorrer congestionamento e o risco de batidas aumenta.
Para Fátima Lopes, também falta fiscalização para inibir o abuso de alguns condutores. O limite de velocidade em frente a sua casa é de 40 quilômetros por hora. No entanto, reclama a moradora, poucos respeitam.
De acordo com ela, para diminuir riscos de acidentes, na maioria das vezes, moradores caminham sobre a grama molhada ou no pátio de outras residencias.
De acordo com a Resolução 39/98 do Contran, que determina normas sobre quebra-molas, eles devem ser colocados apenas quando estudos alternativos de engenharia de tráfego se mostrarem ineficazes para a redução de velocidade e acidentes.
O que diz o Daer
A direção regional da autarquia informa que cumpriu com todas as determinações do Contran, como placas de advertência, de velocidade e sinalização antes e depois das ondulações. Defende que o aviso dessas implantações é opcional.
Conforme departamento todos os pedidos atendem a cobranças da população, que por meio de abaixo assinado protocolado na administração municipal pediu as mudanças.
Depois da solicitação formal, o Daer analisa a viabilidade e o número dos redutores necessários. Todos os obstáculos têm largura igual a da pista, 3,7 metros de comprimento e 10 centímetros de altura. O investimento não foi divulgado.
Projeto estava incompleto
O prefeito de Santa Clara do Sul, Fabiano Rogério Immich, entregou, no início do mês, ofício ao governador do estado, Tarso Genro, no qual reivindica pista de passeio em 3,5 quilômetros da rodovia.
No documento, sugere uma parceria com o Daer para viabilizar a obra. Immich adianta que o município está disposto a auxiliar com máquinas e funcionários. Pelo projeto inicial, elaborado em 2012, a pista terá 2,5 metros de largura.
Entre as melhorias previstas estão a canalização, colocação de muros de contenção, camada asfáltica e sinalização. Caso for necessário, o município readequará o plano para que a obra seja concretizada.
Conforme a direção do Daer, o projeto não atendeu todas as exigências mínimas. Foi devolvido ao município para a readequação, que até o momento não retornou ao departamento.
Lajeado propõe convênio para ponte
A Administração Municipal de Lajeado propõe à Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do estado (Seplag) um novo modelo de ponte sobre o Arroio Saraquá na ERS-413. O encontro ocorre às 14h desta terça-feira, em Porto Alegre.
Conforme o secretário de Governo, Auri Heisser, pode ser formada uma parceria para a obra. O previsto é construir um nova estrutura, separada da existe. Deve ter duas pistas, totalizando 30 metros de comprimento por 12 metros de largura. “Queremos que a construção comece em 2014.”
Há um projeto no Daer para duplicar a atual ponte, orçada em R$ 542,9 mil. A obra já foi licitada há meses, mas devido a erros no projeto básico realizado pelo Executivo de Lajeado foi adiada. “Devemos descartar essa proposta. Tornou-se quase impossível de se executar.”