Vale do Taquari – Um sistema de alta pressão atmosférica – entre cinco e seis quilômetros de altitude, provoca aumento na temperatura durante esta semana. Termômetros devem registrar até 34ºC na região.
Conforme especialistas, não há risco de mais frio para as próximas semanas, mesmo restando 13 dias de inverno. De acordo com o coordenador do 8º Disme do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Solismar Damé Prestes, esta variação deixa o ar seco e dificulta a formação de grandes nuvens e possíveis pancadas de chuva. Com isso, aumenta também a sensação térmica.
Na tarde de ontem, a temperatura máxima em Lajeado chegou a 31,8 °C, segundo dados da Univates. Muitas pessoas aproveitaram o calor e o tempo abafado para tomar sorvete ou bebidas geladas.
Estabelecimentos tiveram que ampliar a equipe de funcionários para atender a demanda. O movimento aumenta desde o fim de semana. No domingo, clientes formaram filas para conseguir se servir no bufê de sorvetes.
Devido ao calor intenso, lojistas estão retirando os últimos agasalhos das vitrinas e estandes de exposição. A maioria dos comerciantes opta pela meia estação, que começa a chegar das distribuidoras.
O ar deve esquentar também no Sudeste, no Centro-Oeste e em parte do Norte. Em São Paulo e até Curitiba poderão ter calor em torno dos 30°C por vários dias. No centro-norte, a temperatura poderá chegar a quase 40°C.
No início do mês, algumas cidades do país registraram novos recordes de calor em 2013. Porto Velho, capital de Rondônia registrou 35,9°C e Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul teve máxima de 35,1°C. Em 3 de setembro, Rio Branco, capital do Acre, registrou 37°C. Um dia depois, Teresina alcançou 38,7°C de temperatura máxima.
Horário muda em 20 de outubro
Na noite de sábado (19 de outubro) para domingo os relógios devem ser adiantados em uma hora. A medida vale para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Tocantins, único estado fora do grupo.
Conforme o Operador Nacional do Sistema (ONS), a mudança busca reduzir a demanda de energia em 5% no país e 4,5% (270 MW) no Rio Grande do Sul. Segundo o Ministério de Minas e Energia, foram economizados cerca de R$ 280 milhões no país com o último horário de verão. O horário foi instituído no país em 1931.
Domingo será chuvoso
Apesar do tempo seco durante a semana, há previsão de chuva para o fim de semana. O tempo muda a partir de domingo. O dia será marcado por sol com aumento de nuvens ao longo da tarde. À noite ocorrem pancadas de chuva, que deve totalizar 4 mm.
Na segunda-feira, pode ocorrer 38 mm, mas o tempo deve melhorar no fim do dia. Meteorologistas não confirmam se instabilidade será acompanhada por ventos e qual será a intensidade da chuva.