Convento será tombado para virar hotel

Você

Convento será tombado para virar hotel

Ociosidade do São Boaventura é um dos motivos de aproveitá-lo para hospedagem

CCR-aviso-ponte

Imigrante – O Convento Franciscano São Boaventura, em Daltro Filho, encaminha procedimento para ser tombado como patrimônio histórico. O pedido foi apresentado à administração municipal, que prestará apoio na elaboração do projeto de restauração.

Depois, os documentos serão enviados para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Construído na década de 40, o convento é o principal ponto turístico do município.

Com a concretização do tombamento, o local poderá receber recursos para restauração por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Esta é a primeira etapa de um projeto que pretende transformar o convento em hotel.

Mesmo assim, os franciscanos não têm a intenção de tornar em espaço em algo comercial. Os religiosos querem melhorar a estrutura e manter as atividades religiosas.

Na semana passada, o frei Nelson Müller esteve reunido com integrantes da administração municipal para apresentação do projeto. Segundo o ele, a previsão é de que até o fim do mês ocorra o tombamento.

Na próxima etapa, um projeto será elaborado com as mudanças necessárias e previsão orçamentária. Os 56 quartos se transformarão em apartamentos com banheiros.

A capacidade será para 70 pessoas. Uma ala administrativa abrigará os sete freis que residem no convento. As restaurações devem começar na segunda metade de 2014.

Aposta no turismo

Conforme o vice-prefeito, Charles Porsche, o município tem interesse de fortalecer o turismo do município e manter a história e tradição do local.

A administração municipal participará na remodelação por meio de recursos ou com mão de obra da Secretaria de Obras. A administração utiliza o convento para a realização da encenação da Paixão de Cristo, seminários e reuniões.

Temos uma parceria que beneficia a população, por isso é importante uma grande obra de restauração que não acontece desde sua fundação, complementa Porsche.

A cidade não conta com lugar para hospedar os turistas. Hoje, o convento oferece pernoite e almoço aos visitantes para atender a demanda.

Os turistas que não querem ficar no local, viajam para Teutônia, cidade mais próxima com estrutura. Imigrante recebe cerca de dois ônibus de visitantes por semana, tanto pelo roteiro do Delicias da Colônia, quanto excursões de estudantes para visitar o cactário e o convento.

Saiba mais

Construído na década de 40, todo em pedra grês, o Convento Franciscano localiza-se em Daltro Filho, município de Imigrante, na divisa com a região serrana do Estado.

A casa acolhe e hospeda grupos de pessoas para reuniões, cursos, retiros, treinamentos, assembleias e excursões, oferecendo refeições. Recebe pessoas que procuram a paz e a espiritualidade franciscana.

Acompanhe
nossas
redes sociais