Mais de mil são aguardados em protesto

Você

Mais de mil são aguardados em protesto

Mobilizações ocorrem em 149 municípios do país. Lajeado é o único do Vale a aderir

Lajeado – Lajeadennses aderem ao movimento nacional “Operação Sete de Setembro” neste sábado, Dia da Independência. Data do protesto foi marcada em junho, após os manifestos realizados pelo país.

Os organizadores estimam a participação de pelo menos mil pessoas. O ato se inicia às 14h, com concentração no posto Faleiro. A Brigada Militar prepara um reforço especial para acompanhar os protestos, com cerca de 18 policiais.

O trajeto será divulgado na hora para evitar interferências e confrontos com policiais. Os manifestantes querem menos Cargos de Confiança (CCs) e contratação por concurso público. Troca de horário da sessão da câmara de vereadores para as 18h e exigência de Ensino Médio para os vereadores são outras cobranças.

Reduzir em 25% o valor dos salários do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores de Lajeado fazem parte das reivindicações. Com os valores economizados, conforme Samuel Grando, a ideia é criar um “fundo de aplicação” para o combate e prevenção às drogas.

Para propor a redução dos salário é preciso a elaboração de um Projeto de Iniciativa Popular. O projeto é válido com a adesão de pelo menos 5% do eleitorado do município (2,6 mil assinaturas em Lajeado), conforme a lei municipal. Menos do que a quantidade de manifestantes nos protestos realizados até agora, lembra o jovem.

O manifestante acredita que o movimento chamará atenção do poder público. Em âmbito nacional poderá se enviada uma moção de apoio aos manifestantes, como foi sugerido da outra vez e não foi feito, acrescenta.

Para ele, os políticos precisam mudar a postura ou a população mudará perante a eles. Cerca de 149 cidades em todo Brasil aderiram à iniciativa do grupo de ativismo hacker Anonymous programada para este sábado.

Em nível nacional a solicitação é a reforma política. Foram distribuídos 5,1 milhões de convites pelas das redes sociais, com 398 mil confirmações.

Acompanhe
nossas
redes sociais