Vale do Taquari – Sete municípios terão 30 dias para apresentar as principais sugestões para as obras de duplicação entre Muçum e Venâncio Aires. As obras nas ERS 453, 130 e 129. serão feitas pela EGR após os estudos de viabilidade econômica e ambiental. O prazo de conclusão é 8 de dezembro.
Os agentes políticos debateram o tema durante reunião com entidades empresariais, EGR e engenheiros da empresa contratada para realizar o estudo prévio. Até o término do prazo, eles precisam encaminhar para a CIC-VT um relatório quanto aos impactos das obras na área urbana.
Nele serão indicadas as possibilidades de crescimento de cada um e a de projetos que aumentem o fluxo nos trechos.
O estudo de viabilidade é exigido para obras com custos estimados superiores a R$ 20 milhões. Venâncio Aires, Mato Leitão, Cruzeiro do Sul, Lajeado, Arroio do Meio, Encantado e Muçum investirão R$ 23 mil cada para o desenvolvimento.
Alguns municípios organizam audiências públicas para discutir o tema. Em Arroio do Meio, o encontro está marcado para o dia 25. Ele ocorre na Comunidade Luterana São Paulo.
A medida foi elogiada pelo presidente da CIC-VT, Oreno Ardêmio Heineck. Segundo ele, a participação da comunidade mostrará demandas geradas pela obra.
Lajeado cogita realização de audiência pública, mas a data está indefinida. De acordo com o secretário de Governo de Lajeado, Auri Heisser, um levantamento sobre os investimentos necessários no trecho lajeadense será iniciado na próxima semana.
Primeira etapa
A empresa de Serviços Técnicos de Engenharia S/A, com sede em Canoas, desenvolve o estudo sobre o trecho. Segundo a engenheira e responsável técnica pela etapa, Zélia D’Azevedo, serão identificadas as alternativas mais viáveis para as comunidades envolvidas. As projeções de desenvolvimento de cada município também são levadas em consideração.
Zélia ressalta a importância desta primeira fase. Para ela, a experiência da população e dos prefeitos contribuem para amenizar problemas históricos dos municípios. Segundo ela, o prazo de 30 dias é suficiente para o levantamento.
O trabalho é composto por estudos de tráfego, ambiental e socioeconômicos. Possibilidades sobre o traçado como duplicação, terceira faixa ou ruas laterais vias são identificadas.
Agilidade
A execução da obra será responsabilidade da EGR. De acordo com Heineck, o contrato com a EGR foi assinado há duas semanas. Segundo o presidente, ela possibilita mais agilidade na execução do projeto por ter poucas obras deste porte em andamento.
Antes do início dos trabalhos, a EGR aguarda a apresentação do estudo preliminar. Ela deve abrir a licitação para contratação de empresa para projetar a obra.
Outro benefício salientado por Heineck foi a previsão de investimentos em rodovias administradas pela EGR. O presidente da empresa, Luís Carlos Bertotto, pretende investir 80% do orçamento projetado para o próximo ano na manutenção das estradas. Segundo ele, cerca de R$ 132 milhões serão na recuperação de trechos danificados com as recentes chuvas.
Venâncio Aires a Muçum
A duplicação deve começar no trevo da ERS-453 com a ERS-287, em Venâncio Aires, e se estender por 70,3 quilômetros até o bairro Fátima, em Muçum. No trecho há cinco pontes. Seu custo esta estimado em R$ 300 milhões.