Polícia prende suspeito de assalto a banco

Você

Polícia prende suspeito de assalto a banco

Três homens armados invadiram a agência do Sicredi na manhã dessa sexta-feira

Progresso – A Polícia Civil (PC) capturou um suspeito do assalto à agência da cooperativa Sicredi ocorrido na manhã dessa sexta-feira. Ele foi pego em uma barreira na BR-386 e seria o motorista do grupo. O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) investiga o caso.

aO assalto ocorreu às 10h45min. Dois homens encapuzados e armados desceram de um Honda Civic, cinca, placa IST-7680, de Cachoeirinha, e dispararam contra a porta de vidro de acesso aos caixas eletrônicos. Foi utilizado um machado para conseguir quebrar uma passagem. Enquanto isso, outro esperou no carro.

Conforme a polícia local, os criminosos estavam com duas pistolas e uma arma longa. Suspeita-se que fosse uma espingarda calibre 12 ou um fuzil.

Na agência, os assaltantes fizeram de refém o gerente Fabiano Pavi, a funcionária Kassiana Vitorazzi e um cliente. Depois de pegar o dinheiro (quantia não divulgada), os ladrões fugiram com as vítimas em direção à ERS-423, rodovia de acesso à BR-386.

Três policiais faziam uma blitze nas redondezas, mas foram impedidos de perseguir os assaltantes, que espalharam miguelitos feitos de prego pela cidade. As armadilhas estavam dentro de potes de vidro.

Os ladrões entraram na localidade de Tiririca. A agricultora Andreia Sbrazzi, 28, trabalhava na lavoura quando viu o veículo passar pelo local. Há 300 metros de sua casa, os assaltantes pararam o carro no meio da rua e atearam fogo.

De acordo com os moradores, eles embarcaram em um gol vermelho e fugiram em direção à comunidade de Bela Vista do Fão, em Marques de Souza, outro acesso à BR-386.

Como a moradora pensou se tratar de um acidente, foi correndo ao local ver se havia algum ferido dentro do carro que incendiava. Quando estava há 50 metros do veículo, ele explodiu. Neste momento, outro morador gritou para não se aproximar, pois havia escutado no rádio que eram fugitivos da polícia.

Esse foi o quinto assalto nos últimos anos, o terceiro a agência do Sicredi. “A gente estava cogitando que um novo assalto poderia ocorrer a qualquer momento”, diz o soldado Konzen. As rotas de fuga pelo interior são apontadas como um dos pontos que facilitam a ação dos criminosos.

Reféns identificam suspeito

Depois do assalto 19 policiais formaram barreiras na região. No posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Conventos, foi abordado um homem que dirigia um gol vermelho, idêntico ao visto pelos moradores em Tiririca.

A polícia verificou que o homem tinha antecedentes criminais, inclusive de assalto a outros bancos. Um deles, há dois meses. Conforme a investigação, o homem transportava os ladrões. Tal pessoa é chamada de “segundinho” pela polícia.

Comunidadeestá apreensiva

Os moradores ficaram assustados com a violência do grupo. Dois frentistas que trabalham num posto de gasolina em frente à agência reclamam da falta de efetivo.

“São poucos policiais para fazer a segurança da cidade e no interior. Estamos à mercê dos bandidos”, comenta um deles. Durante o assalto, ambos ficaram escondidos atrás de uma caminhonete.

Um funcionário da unidade básica de saúde conta que ficou sob mira dos bandidos no último assalto na cooperativa, em 2006. “Está todo mundo com medo. É cada vez mais comum e ninguém faz nada para aumentar a segurança.”

“É difícil prever um assalto assim”

O comandante da 1º Companhia do 22º Batalhão da Brigada Militar de Lajeado, capitão Fabiano Dorneles reconhece a dificuldade de evitar assaltos a agências bancárias no interior. Uma das alternativas encontradas pelo policiamento, destaca o oficial, é a prevenção por meio de frequentes fiscalizações e patrulhas durante todo o dia.

Uma das dificuldades da BM é o pouco efetivo, apesar de três policiais estarem trabalhando em Progresso no momento do assalto. De acordo com um levantamento brigada, publicado em 10 de abril de 2012, faltam 210 policiais para atuar nas 38 cidades de cobertura do CRPO – déficit de 31%.

A quantia que falta no estado é ainda maior, chegando aos 35%. Em abril, 2,5 mil soldados se formaram no estado. Destes, 32 foram destinados ao Vale.

Histórico de assaltos

2013

Imigrante

15 de fevereiro – Banrisul.

Colinas

25 de fevereiro – Sicredi.

2010

Dois Lajeados

2 de março. B. do Brasil.

Paverama

9 de novembro. B. do Brasil.

2009

Anta Gorda

9 de outubro. Banrisul.

Capitão

6 de novembro. Sicredi.

2007

Fazenda Vila Nova

5 de junho. Banrisul.

Marques de Souza

9 de março. Sicredi.

2006

Progresso

10 de janeiro. Sicredi.

Acompanhe
nossas
redes sociais