Vale do Taquari – O número de turistas que visitaram os principais roteiros do Vale duplicou nos últimos quatro anos. Em 2012, foram mais de 80 mil registrados nos livros de presença, contra 36,7 mil de 2009.
A primeira edição do Salão de Turismo dos Vales (Turisvales) – que abre de forma oficial hoje, às 18h, em Lajeado – tem como principal objetivo aumentar ainda mais esses índices. Mesmo com o crescimento, a região segue distante da realidade de cidades consolidadas no segmento.
O evento ocupa três pavilhões do Parque do Imigrante. Foram vendidos 130 espaços, divididos em Feira de Rotas Turísticas; Atividades Técnicas; Festival de Cultura e Mostra Fotográfica; Gastronomia Regional; e Produtos Regionais.
A mostra apresenta aos visitantes os principais destinos, produtos e segmentos do turismo do Sul do país. Dois novos roteiros de Lajeado serão apresentados: Artes e Aventura.
O primeiro evento técnico se inicia às 14h de hoje, na Sala Erva-Mate. Será a assembleia conjunta das associações de municípios dos Vales do Taquari e Rio Pardo (Amvat e Amvarp). A secretária estadual de Turismo, Abigail Pereira, estará presente com o coordenador de eventos do Ministério do Turismo, Marcelo Borella. Ele fala sobre a captação de recursos federais para a realização de eventos nos municípios.
De acordo com o coordenador do evento, Rafael Fontana, se espera receber cerca de oito mil visitantes. O credenciamento para visitar o evento custa R$ 15. As inscrições gratuitas pela internet estão encerradas. “Foram cerca de duas mil pessoas.”
No pavilhão 1, haverá café colonial a venda para o público durante todo o evento. A visitação estará aberta das 8h às 20h. Mais de 200 representantes de agências e operadoras de turismo confirmaram presença. CVC, Galápagos Tur, MATravel são algumas. Outros 90 jornalistas de todo o estado se credenciaram para o salão. Mais de 180 profissionais estão envolvidos na organização.
Fontana destaca a intenção de fortalecer o turismo dos vales do Taquari e Rio Pardo. “Queremos os nossos roteiros turísticos na prateleira de vendas dos agentes de turismo do Brasil e do Mercosul.”
Ele ressalta a importância de divulgas os potenciais turísticos para os empreendedores da região. “Muitos vivem aqui e não conhecem nossa potencialidade.”
Hora de qualificar
O presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Vanildo Luiz Roman, destaca a importância econômica do evento. Cita como uma oportunidade de gerar emprego e renda para empreendedores. “Essa é a oportunidade de promover o setor e impulsionar os empreendimentos novos e aqueles consolidados.”
Segundo Roman, Amturvales quer triplicar o atual número de 80 mil visitantes registrados em 2012. Para este ano, a expectativa é receber mais de cem mil turistas. “Nossa região precisa ser reconhecida por seu potencial turístico.” Para o presidente da Aturvarp, Carlos Corrêa da Rosa, o evento traz um novo desafio para os gestores municipais. “Trazer um público qualificado da área é um grande desafio.”
O evento é promovido pela Amturvales e pela Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), com apoio da Secretaria Estadual de Turismo do RS (Setur-RS) e outras entidades. O patrocínio é de Corsan, Banrisul e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Para maiores detalhes e informações sobre a programação, acesse o site www.turisvales.com.br
Principais destaques
– Feira de Rotas e Roteiros Turísticos: localizada no pavilhão 2, a Feira de Rota e Roteiros terá, entre os atrativos, regiões como os Vales do Rio Pardo e Taquari, Central, Serra Gaúcha e a Província de Maldonado no Uruguai. Será possível obter informações de outras regiões do estado e do país nos estandes do Ministério do Turismo e da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RS).
– Festival de Cultura: são mais de 20 atrações, entre elas, Orquestra Municipal, de Marques de Souza; Orquestra de Concertos, de Lajeado; Grupo Raízes, de Taquari; Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Frohtanz, de Vera Cruz; e Coral Infanto-Juvenil Vidas em Canto (Escola Marista Santa Marta), de Santa Maria.
– Mostra Fotográfica: O pavilhão 1 abrigará duas Mostras Fotográficas. “América Central-Cultura Maia, Patagônia Ecológica e o Vale do Taquari”, organizada pelo fotógrafo e diretor da Galápagos Tour, Paulo Gusmão. Também a mostra “O potencial turístico do Rio Grande do Sul”, que será apresentado no gabinete da primeira-dama do Estado, Sandra Genro. No estande do Passeios na Colônia, junto à Feira de Rotas e Roteiros Turísticos, ocorrerá a Mostra “Retratos da Colônia”, onde serão destacadas as belezas do Vale do Taquari, captadas pelo jornalista Alício de Assunção.
– Espaço Integração: o Espaço Integração, no pavilhão 1, abrigará o lançamento de eventos importantes do Estado, como a Turismate, de Ilópolis, a Oktoberfest, de Santa Cruz do Sul, a Fenachamp, de Garibaldi, e a Blumentanzfest, de Colinas. No local, ocorre o Encontro de Primeiras-Damas e Soberanas dos Vales do Taquari e Rio Pardo.
– Agroindústrias e Artesanato: a exposição no pavilhão 4 terá mais de 80 produtos de 45 agroindústrias e artesões. Agricultores locais e das regiões Central e da Campanha apresentam produtos como flores, embutidos, queijos, sucos, mel, erva-mate, rapadura, leite, charque, salame, linguiça defumada, torresmo, artesanato em palha de milho, peças de lã de ovelha e quadros bordados.
– Atividades Técnicas: reunião entre Amvat e Amvarp; Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo do RS e Encontro Regional de Vereadores do Vale do Taquari; Palestras sobre Linhas de Financiamento para Hotéis, Pousadas e Restaurantes e sobre a Melhor Maneira de Promover Vendas de seu Hotel ou Pousada. A Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo no RS vai promover o 2º Encontro Estadual de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ENESTUR).