Vale do Taquari – Uma frente fria pôs fim ao veranico que atuava sobre o estado desde a semana passada. O auge do calor ocorreu ao meiodia dessa quinta-feira, quando marcavam 29ºC nos termômetros de Lajeado. Vinte e quatro horas depois, a marca chegou a 9ºC. É a maior variação registrada nos três estados do sul do país.
A previsão é de mais declínio para os próximos dias. Meteorologistas alertam para o risco de geadas em todo o território gaúcho. É possível nevar na Serra do Nordeste. Conforme estimativa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fim de semana será de chuva com pancadas fortes e trovoadas. A temperatura fica entre -2º e 17ºC no estado.
Os maiores acumulados devem ser registrados no Planalto, no Vale do Jacuí e na Serra, mas há previsão de chuva forte para a Região Metropolitana. No oeste do estado, a precipitação deve ser baixa.
A partir deste domingo, o sol reaparece em grande parte do estado. Uma nova onda de ar frio cobre o estado durante a semana, deixando a temperatura baixa.
O maior beneficiado com a “queda” na temperatura é o comércio. Sem grandes vendas nas primeiras semanas do inverno, muitas lojas da região anteciparam as liquidações dos estoques. A prática é fundamental para que comerciantes consigam recursos para renovar o vestuário da primavera.
Com a intensidade do frio nos últimos dias as pessoas foram forçadas a comprar, sobretudo roupas e calçados.
Calor em pleno inverno
Até o início da tarde dessa quinta-feira, Porto Alegre registrou a temperatura mais alta do que nas sete capitais do Nordeste brasileiro. Às 14h, a capital gaúcha estava em 30,1ºC, de acordo com a estação meteorológica do Inmet.
Em sete das nove capitais nordestinas o Inmet registrou máximas abaixo do calor fora de época de Porto Alegre: 26,8ºC em Maceió (Alagoas), 27,9ºC em Recife (Pernambuco), 28ºC em Salvador (Bahia), 28ºC em Aracaju (Sergipe), 28,2ºC em João Pessoa (Paraíba), 28,5ºC em Natal (Rio Grande do Norte) e 28,8ºC em São Luís (Maranhão).
Apenas Teresina (34,3ºC), no Piauí, e Fortaleza (31,5ºC), no Ceará, tiveram termômetros acima dos 30ºC na região. A diferença entre os estados se dá por conta do chamado “quadro pré-frontal”. É um fenômeno que ocorre antes da chegada de uma frente fria. Os ventos passam a soprar de quadrante norte e levam ar mais quente para Santa Catarina e Rio Grande do Sul.