Vale do Taquari – A massa de ar polar que atua sobre o estado se intensifica nos próximos dias. Há previsão de nevar em algumas cidades da parte alta da região, como Sério e Progresso, onde as temperaturas tendem a ficar negativas.
Na maioria dos municípios do Vale, é grande o risco de gear durante a semana. De acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mais municípios gaúchos devem registrar queda de neve hoje e amanhã, em comparação ao dia de ontem quando nevou em quatro cidades.
A principal delas foi Cambará do Sul, que registrou a menor temperatura do ano, -2ºC. Além das regiões da serra do Nordeste e leste do Planalto, deve nevar na Serra e Região Central.
Conforme o meteorologista Cleo Kuhn, as regiões do vale do Uruguai, Missões, Depressão Central, Campanha e Norte são mais propensas para geadas até sexta-feira. É grande o risco, também, de ocorrer geada negra.
O maior beneficiado com a “queda” na temperatura é o comércio. Sem grandes vendas nas primeiras semanas do inverno, muitas lojas da região anteciparam as liquidações dos estoques.
A prática é fundamental para que comerciantes angariem recursos para renovar o vestuário da primavera, conforme o vice-presidente de administração da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) de Lajeado, Heinz Rockenbach.
As liquidações começariam apenas em agosto. Com a intensidade do frio nos últimos dias, destaca o empresário, as pessoas foram forçadas a comprar, sobretudo roupas e calçados. “O comércio aliou e consegue vender o estoque a partir da necessidade dos clientes. Todos saem satisfeitos.”
Condições para:
Neve. É preciso que a temperatura da atmosfera e do solo estejam perto ou menor a 0oC, com grande umidade. É essencial que todo o caminho percorrido pelo vapor da água (superfície até as nuvens) esteja gelado para que os cristais não derretam.
No país, as raras precipitações de neve ocorreram em pontos serranos dos estados do Paraná, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Cidades em altitudes superiores a 1,2 mil metros acima do nível do mar.
Geada negra. As condições para que esse fenômeno mais raro ocorra na região aumentam a partir de hoje, pois chega ao estado uma intensa massa de ar polar.
Ela se forma quando as temperaturas ficam negativas com quedas muito bruscas. Provoca o congelamento total das plantas, deixando-as mais escuras, sem aquela camada branca de gelo.
Geada branca. Ocorre com céu limpo, sem a presença de neblina. Para ela se formar, não pode haver vento e a temperatura de relva (medida junto do chão) não pode ser maior que 4ºC.
Algumas características do relevo influenciam na formação ou não de geada. Em depressões ou vales, costumam se formar acúmulos de ar frio que desce das montanhas propiciando o acúmulo de gelo. Regiões montanhosas ou altas costumam ter geada regularmente.
Previsão do tempo
Hoje: mínima -5ºC e máxima 11ºC
Amanhã: mínima -5ºC e máxima 13ºC
Quinta-feira: mínima -3ºC e máxima 15ºC
Sexta-feira: mínima 0ºC e máxima 18ºC
Possibilidade de neve
Cambará do Sul (-2ºC): neve fraca
Bom Jesus (-1ºC): neve moderada
Lagoa Vermelha (0,4ºC): neve fraca
Bagé (0,7ºC): geada forte
Cruz Alta (0ºC): geada forte