Vale do Taquari – Uma operação conjunta entre a Brigada Militar (BM) e Polícia Civil (PC) resultou na prisão de 17 pessoas de seis municípios da região. Seis deles eram foragidos do regime semiaberto.
Nos demais, foram cumpridos mandatos por roubo, tráfico de drogas e homicídios. Todas as prisões da São Dimas foram feitas entre os dias 5 e 14 deste mês.
Todos os presos, entre eles, duas mulheres, tinham origem no Vale do Taquari. Seis são naturais de Lajeado. Os demais são de Estrela (5); Arroio do Meio (2); Teutônia (1), Cruzeiro do Sul (1) e Santa Clara do Sul (1).
Os homens serão encaminhados para os presídios de Lajeado e Encantado. As mulheres serão direcionadas de acordo com a disponibilidade de vagas femininas.
A delegada regional da Polícia Civil, Elisabete Müller, ressaltou os resultados do trabalho conjunto entre as PC e a BM. Para ela, a operação demandou entrosamento das corporações e reforça o desempenho.
Segundo a delegada, os trabalhos para captura de foragidos de forma integrada da operação são inéditos no Vale. “São pessoas perigosas sendo retiradas de circulação e cumprirão pena onde foram determinados pela Justiça.”
De acordo com o chefe do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Taquari (CRPO/VT), coronel Antônio Scussel, o nome da operação foi dado em alusão ao santo protetor do apenados.
Scussel afirma que outros foragidos devem ser presos. Ele não especifica quantos e nem quais municípios podem receber operações para capturar. Para o coronel, os foragidos representam um desrespeito com o sistema prisional.
Segundo ele, no período de dez dias da São Dimas, outras 20 prisões foram efetuadas em flagrante. Entre os crimes mais comuns, destacou o porte ilegal de arma, furto, embriaguez ao volante e tráfico de drogas.
Disque-denúncia
Os representantes ressaltaram a possibilidade da população auxiliar na identificação de foragidos. As fontes têm direito a sigilo e podem informar a PC pelo 187 e a BM pelo 190.