Câmara de Estrela – Uma lista com 29 itens foi entregue aos vereadores. Deste total, 15 tratam assuntos ligados a problemas do município, como atendimento em saúde, recursos para educação, novas rotas de transporte urbano e tarifas reduzidas.
Os manifestantes pedem mais transparência na divulgação dos projetos. Um dos integrantes, o estudante de Publicidade e Propaganda, Felipe Horn, lembra a aprovação de repasse de R$ 5 mil para o Jeep Clube da cidade. “É uma entidade privada. Dar dinheiro público é errado.”
Mais de 50 pessoas acompanharam a sessão de ontem. Quatro manifestantes leram as reivindicações. Segundo Horn, a participação do grupo segue o modelo de Lajeado, onde há duas semanas houve encontro entre integrantes dos protestos e vereadores.
Uma das ideias do movimento é realizar reuniões gerais com a presença dos vereadores. Conforme Horn, professores das áreas de gestão pública, economia e direito serão convidados para contribuir nesse processo.
Os representantes do grupo estrelense pedem que as reivindicações sejam levadas aos partidos políticos. De acordo com Luana Marcolin, a ideia é ampliar as discussões. Na leitura, destacou o afastamento entre os representantes públicos das pessoas e reforçou a necessidade de serviços públicos de qualidade.
Os vereadores foram unânimes em elogiar os manifestantes. Andreas Hammester (PP) disse que ficou envergonhado quando houve a paralisação da sessão há 15 dias. Na ocasião, cerca de 150 pessoas entraram no plenário.
Para ele, os protestos pelo país alertaram os partidos políticos, parlamentares e governantes da necessidade de estabelecer reformas estruturais. Sobre os aspectos locais das reivindicações solicitou uma reunião entre os vereadores para debater os assuntos.
Os integrantes do grupo pretendem retornar na próxima semana e pegar as respostas dos apontamentos.
Reivindicações municipais
– Igualdade dos salários de vereadores e professores para a próxima gestão;
– Esclarecimentos acerca da quantidade de cargos de confiança;
– Exigência de conhecimento técnico para nomeação de secretários;
– Qualificação do Legislativo por meio da obrigatoriedade de retorno à escola após assumir o mandato aos que não tiverem Ensino Superior;
– Proposta de emenda à lei orgânica para subsídio ao Ensino – Superior como forma de auxílio financeiro no transporte aos estudantes;
– Proposta de formação contínua do professor;
– Ampliação dos profissionais na educação primária e melhor remuneração;
– Destinar mais verbas para à saúde. Melhoria no atendimento do Pronto-Socorro e postos de saúde;
– Passe livre para os estudantes e professores na via urbana e 50% na via interurbana;
– Mais rotas do transporte, com a inserção de uma linha universitária à Univates;
– Melhorias imediatas no acesso ao bairro Boa União, em razão dos congestionamentos em horários de fluxo intenso.
– Reforma no asfalto do trecho e mais policiamento;
– Instalação de ciclofaixas e regulamentação dos ciclomotores de baixa potência e bicicletas elétricas;
– Mais informações sobre a receita orçamentária do município e daquilo que é investido na Saúde, Educação e Transporte;
– Divulgação dos projetos apreciados pelo Legislativo com pelo menos cinco dias de antecedência;
– Frente á lei aprovada para o repasse de R$ 5 mil ao Jeep Clube Estrela, pedem esclarecimentos sobre o custeio, e qual o benefício à população;