Escolas antecipam férias devido à gripe

Você

Escolas antecipam férias devido à gripe

Em Mato Leitão, mais de mil estudantes da rede pública estão em casa desde ontem

Vale do Taquari – A Administração Municipal de Mato Leitão antecipa as férias escolares de toda a rede pública em dez dias. A decisão é motivada pelo grande número de infectados com doenças respiratórias nas duas Unidades Básicas de Saúde da cidade. Com a medida, mais de mil estudantes pararam de ir às aulas ontem e retornam apenas dia 28.

De acordo com a Coordenadoria Regional da Educação (CRE), o município é o primeiro do Vale a entrar em recesso escolar. Colégios de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires – pertencentes ao Vale do Rio Pardo, decretaram férias antecipadas.

A antecipação das férias surgiu após uma reunião entre as secretarias da Educação e Saúde e os diretores das escolas. Segundo a prefeita Carmen Goerck, um caso da gripe H1N1 foi confirmado na cidade e há outros pacientes com suspeita do vírus, nos quais estão em observação médica.

Carmen destaca o grande número de pessoas gripadas nas escolas. Com isso, o trabalho nas instituições educacionais está prejudicado. “Professores estão de licença, assim como alunos. Não tínhamos como continuar as aulas.”

Conforme a prefeita, a única instituição que permanece em funcionamento é a creche, para não prejudicar pais que precisam trabalhar e não têm onde deixar seus filhos. O município aconselha às famílias para ficar com as crianças em casa. Preocupados com a propagação das viroses, mais de 50% dos alunos pararam de ir à aula.

Para não prejudicar os estudantes, o município avalia de que forma o conteúdo será recuperado. O mais provável, segundo Carmen, é estender às aulas em dezembro.

Estado orienta

O governo repassou às escolas estaduais, no dia 18 de abril, as primeiras orientações. O trabalho foi reiterado nas reuniões com as direções de escola. Novo pedido de reforço para prevenir contágios ocorreu nessa terça-feira, quando e-mails foram enviados às instituições.

De acordo com Sandra, alunos, professores e funcionários com gripe devem ser encaminhados para atendimento médico. Os sintomas mais comuns apresentados são febre acompanhada de tosse ou dor de garganta, na ausência de outros diagnósticos, podendo ou não estar acompanhada de outros sinais e sintomas como cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor nos músculos), artralgia (dor nas articulações) ou dispneia (falta de ar).

As secretarias estaduais recomendam que pessoas doentes permaneçam em casa, se possível, durante sete dias após o início dos sintomas, respeitando-se as normas administrativas vigentes.

Crianças menores de 12 anos deverão ficar 14 dias em casa. Casos suspeitos devem ser notificados a Secretaria de Saúde do município onde a escola esteja localizada.

CRE monitora avanço das viroses

Segundo a coordenadora do Setor Pedagógico da 3ª CRE, Sandra Ahlert, as escolas estaduais são monitoradas para evitar o contágio por viroses respiratórias. Cada caso de suspeita de gripe nos colégios da região é informado à coordenadoria.

O calendário estadual aponta férias discentes de 15 a 28 e o docentes de 22 a 28 deste mês. Na região, há algumas variações em respeito ao calendário municipal em virtude ao transporte escolar. Mas em nenhuma das 90 escolas atendidas pela CRE em 32 municípios antecipou o recesso devido à gripe. No total, são envolvidos 24.971 alunos.

Acompanhe
nossas
redes sociais