Vereador quer estacionamento na ciclofaixa

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Vereador quer estacionamento na ciclofaixa

Projeto sugere permissão de segunda-feira a sexta-feira, das 7h até as 18h

Lajeado – Projeto, permitindo o estacionamento sobre os 21,6 quilômetros de ciclofaixas, instaladas em 2012, será apresentado na próxima sessão. A proposta é do vereador Sérgio Rambo (PT).

cEle critica a fórmula de instalação das faixas pelo governo anterior. Ciclistas rechaçam o projeto e pedem ampliação e qualificação dos espaços.

Segundo ele, a administração municipal anterior não elaborou estudo de viabilidade para determinar os locais propícios para receberem a ciclofaixa. As características geográficas do município dificulta o uso de bicicleta. O pouco uso e a demanda por vagas motivaram a proposta.

Rambo cita como exemplo o novo trecho da rua Benjamin Constant, no bairro Montanha, que não tem acostamento em um dos sentidos. Na Carlos Sphor Filho, o vereador argumenta que a faixa de uso exclusivo prejudica os motoristas e é pouco utilizada pelos ciclistas.

Como pontos negativos das ciclofaixas, aponta a má conservação, os locais onde foram instaladas e a inexistência de uma pista alternativa, no sentido contrário.

Afirma ser favorável às ciclofaixas e que a medida servirá para adequá-las às características das ruas do município. “A infraestrutura da cidade não contribui para o uso da bicicleta. As faixas não podem ser extintas, mas precisam ser adaptadas.”

Críticas indevidas

O ex- secretário de Obras e Serviços Públicos, Mozart Lopes, classifica as críticas à durabilidade das ciclofaixas como indevidas. O uso de equipamentos mecânicos de limpeza e capina teriam deteriorado a pintura das faixas exclusivas.

Critica a proposta de Rambo. Enfatiza que o problema de falta de vagas não será resolvido, liberando o estacionamento sobre a ciclofaixas.

Segundo ele, o projeto de encontro às propostas que estão surgindo em outros municípios. “Investimos até na construção de duas pontes para ciclistas e, agora isso não tem sequência.”

Mais vagas

Para José Bertele, 59, a criação de mais vagas de trânsito trará benefícios e segurança para os motoristas. De acordo com ele, estacionar próximo da praça da Igreja Matriz, na área central do município exige paciência e sorte dos condutores.

A falta de vagas de estacionamento gera transtornos para comerciantes. Na rua Bento Gonçalves, Yasmine Beuren, 17, reclama do pouco uso das faixas. Segundo ela, o trânsito médio do trecho é de um ciclista por semana.

Lembra que, antes da instalação do espaço exclusivo para bicicletas, o problema de estacionamento existia, mas foi intensificado depois da restrição.

Geografia similar

O lajeadense Fernando Parizotto, 32, morou na Itália por oito anos. Vê semelhança geográfica entre Lajeado e a região de Florença. Por hobby, pedala todos os dias.

Para ele, a população local não desenvolveu a cultura de utilizar a bicicleta. Considera alternativa comum em outros locais com falta de vagas no trânsito. Segundo Parizotto, não há propósito em permitir o estacionamento em horário comercial. “Fora desse horário o movimento é menor e não há risco.”

O vereador afirma ter tomado como exemplo outros municípios, onde utilizariam os espaços reservados para ciclistas como estacionamento em horários determinados. Entre os exemplos, citou Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo.

Segundo responsáveis pelo Departamento de Trânsito daquela cidade, a prática não é permitida nos trechos de ciclofaixa. Pela internet, ciclistas estão se mobilizando para participar da próxima sessão da câmara, nesta terça-feira. O grupo Pedala Lajeado, que se reuniu ontem, tem novo encontro hoje. Protestos podem ser organizados.

Retrocesso

Paulo Bagatini utiliza a bicicleta como principal meio de transporte desde o ano passado. Pratica ciclismo amador desde 1996. Membro do grupo Pedala Lajeado critica a proposta de Rambo.

Para ele, a medida não resolverá a falta de espaços para estacionamento. Reconhece as deficiências na infraestrutura municipal para facilitar o dia a dia dos ciclistas, mas classifica a ciclofaixa como uma alternativa para incentivar o uso de transportes alternativos.

Para ele, a proposta prejudicará principalmente trabalhadores que precisam da bicicleta como meio de transporte. “Se tirarem elas, estão terminando com toda a possibilidade disso virar uma cultura.”

De acordo com o ciclista, a permissão de estacionamento obrigará os trabalhadores a utilizar os espaços e a andar entre os carros. Ressalta que o local necessário para utilização de bicicletas é menor, se comparado com outros veículos.

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