Brigada registra 166 acidentes no ano

Você

Brigada registra 166 acidentes no ano

Nos últimos 3 anos, média de acidentes nas vias municipais é superior a 1 por dia

Teutônia – Nos 140 dias de 2013, 166 acidentes foram registrados nas vias municipais. Brigada Militar (BM) pede por um radar para tentar reduzir os acidentes.

O crescimento de 100% da frota nos últimos dez anos e a infraestrutura defasada das vias contribuem para o alto índice. A imprudência dos condutores é apontada pela BM como uma causa dos acidentes.

aO problema é permanente. Nos últimos dois anos, a média se manteve elevada. Em 2012, foram 460 ocorrências, sendo que em 166 acidentes tiveram feridos. Duas pessoas morreram. Em 2011, cerca de 400 foram registrados.

O comandante da BM no município e presidente do Conselho de Trânsito, tenente Marco Antônio Franck, considera os números elevados. Segundo ele, os principais fatores que geram acidentes no município são: a falta de controladores de velocidade, ruas mal planejadas, falta de atenção dos condutores e excesso de velocidade.

Sugere a implantação de radares, como uma solução para amenizar o problema. “As punições precisam ser mais rigorosas aos infratores.”

A BM não tem nenhum tipo de radar. Durante o mês passado, com um radar móvel emprestado da Polícia Rodoviária Estadual, flagrou mais de 200 condutores acima da velocidade nas vias municipais.

Como o equipamento era do Daer, as multas foram invalidadas. Franck reconhece que a fiscalização é falha. “A verificação nunca é suficiente, enquanto houver uma infração.” O município planeja mudanças para os próximos meses. Placas de sinalização e um radar móvel para a BM estão entre as demandas.

Moradores criticam mudanças

No mês passado, a administração municipal instalou quatro quebra-molas na cidade e alterou o sentido de duas ruas nos bairros Canabarro e Teutônia. Apesar dos constantes acidentes, o morador do bairro Teutônia, Dário Lenhardt, acha que as mudanças foram precipitadas. “Encher a cidade de quebra-molas não é a solução.”

No bairro Canabarro, mais de 130 moradores aderiram um abaixo-assinado de repúdio a mudança no sentido da rua Lucildo Schaeffer. Os moradores alegam que nunca houve um acidente no local e a modificação prejudicará centenas de pessoas.

Casos recentes

Na última quarta-feira, aconteceram três acidentes. Dois deles envolvendo motociclistas. Às 7h40min, um Fiat Uno saiu da pista na estrada geral de Linha Boa Vista Fundos. O motorista Nelson Geib,57 não sofreu ferimentos.

Às 9h25min, colisão entre um Uno e uma moto Honda CG 125, em Linha Wink, no cruzamento com a entrada para Linha Ribeiro. O motorista do carro Clériston Aloísio Zwirtes, 30, não se feriu. O condutor da moto Norton Groenlher, 25, sofre ferimentos leves. Ele teria ficado sem freio e invadido a preferencial.

Às 14h30min, outra colisão na esquina das ruas Carlos Arnt e 20 de Maio, no bairro Canabarro, deixou um motociclista ferido. O acidente envolveu o Kadett de Celso Souza da Silva, 51, e a Honda CG 125 de Luís Germano Eggers, 36, que seguia pela Carlos Arnt. Eggers ficou ferido.

Ruas de maior incidência em 2012

1° rua Carlos Arnt, Canabarro= 50

2° av. 1 leste, Centro Administrativo= 35

3° rua Major Bandeira, Languiru= 32

4° rua Daltro Filho, Teutônia = 25

5° rua D.Pedro II, Canabarro = 14

6° rua 3 de outubro, Languiru =12

7° rua Maurício Cardoso, Languiru = 12

Acompanhe
nossas
redes sociais