Lazzari renuncia à presidência do Codevat

Você

Lazzari renuncia à presidência do Codevat

Reitor da Univates será substituído por José Cenci, que fica no cargo até outubro

Vale do Taquari – O acúmulo das funções de presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e reitor do Centro Universitário Univates foi considerado incompatível pelo estado. Isso obrigou o professor Ney Lazzari a se afastar da entidade, na qual liderou por mais de duas décadas.

nA decisão foi anunciada ontem. O vice-presidente, José Luís Cenci, ex-prefeito de Fazenda Vilanova assume o cargo. As eleições para escolha da diretoria do Codevat, que ocorreriam em março de 2014 foram antecipadas para outubro.

Para o governo, pelo fato de a Univates receber incentivos públicos, e o Codevat fiscalizar, o reitor não poderia ocupar a presidência do conselho.

Na carta, na qual comunica a renuncia, Lazzari salienta que a decisão não prejudicar a Univates, que tem projetos cadastrados na Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. Desde o fim do ano passado, essa situação era discutida pelo Codevat e Univates.

“Fortalecemos a ideia de região”

Lazzari foi o primeiro presidente do Codevat, fundado em 1991. Até o fim a década, respondeu pela entidade. Nos anos subsequentes, até 2003, a chefia do conselho foi de Dinizar Becker, ex-professor da Univates, que morreu em junho do mesmo ano.

O reitor voltou à presidência. Ao todo, foram quase 20 anos à frente do Codevat. “Estou há muito tempo envolvido. Não temo como ficar fora.”

Nesses anos, considera que o mais marcante na história do conselho foi aglutinar diferentes forças locais em prol do desenvolvimento do Vale. “Fortalecemos a ideia de região.”

As diferenças que segregavam o alto e baixo Taquari foram superadas. Lazzari cita o fortalecimento político do Vale. Ao longo dos 20 anos de criação, a entidade partiu de 15 cidades para 36. “Precisávamos reunir esse conjunto, prefeitos, empresas e sindicatos. E isso, o Codevat conseguiu.”

O novo presidente terá compromissos como acompanhar o andamento das obras de duplicação da BR-386. De mais urgente, Cenci precisa organizar o processo de votação da Consulta Popular e Cidadã, que ocorre em julho.

Defesa da região

O Codevat congrega entidades representativas das áreas política, econômica, cultural e social dos 36 municípios do Vale. O foco é articular as forças locais para cobrar o atendimento dos pleitos da região.

Entre os trabalhos desenvolvidos nos últimos anos, o conselho, com a Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC/VT), atuou na cobrança por melhorias no abastecimento de energia elétrica da AES Sul. Para a secretária executiva Cíntia Agostini, houve avanços. Cita como exemplo a rede trifásica no meio rural.

Outra ação importante foram os encaminhamentos para a duplicação da BR-386, no trecho entre Estrela-Tabaí. A entidade pressiona o estado a investir na construção de mais uma pista na ERS-130.

A participação do Codevat foi preponderante para a trazer a Escola Técnica Federal. Segundo Cíntia, essa foi uma demanda regional prevista no planejamento estratégico de 2009.

Nas discussões sobre modais de transporte, o conselho aborda o tema com vistas ao desenvolvimento de alternativas para o sistema rodoviário. Nas reuniões da entidade, o melhor aproveitamento do Porto de Estrela é unanimidade. No estado, cerca de 90% das cargas são transportadas pelas estradas.

Acompanhe
nossas
redes sociais