Faixas de segurança amarelas serão extintas

Você

Faixas de segurança amarelas serão extintas

Administração municipal pintará cerca de 900 travessias para pedestres em 2013

Lajeado – O modelo de faixa de pedestres, implantado na rua Júlio de Castilho em 2011, será desativado pela Secretaria de Trânsito e Segurança Pública. As faixas amarelas e brancas no meio da quadra serão pintadas nas esquinas com as cores branca e preta.

fAté o fim do ano, a Secretaria quer pintar 900 novas faixas de segurança nas principais ruas do centro, frente de escolas e estradas com maior incidência de atropelamentos. O serviço corresponde a dez mil metros e está sendo licitado.

Conforme o coordenador Euclides Rodrigues, a mudança na localização é uma exigência dos motoristas. Eles reclamavam do fato de parar na travessia de pedestres e, poucos metros depois, no semáforo.

Justifica que as cores preto e branca serão adotadas por serem a padronização mundial das faixas de segurança e mais baratas que a amarela. Cada travessia terá de três a quatro metros, dependendo do fluxo de veículos.

Os outro 1,5 mil metro de faixa em desacordo serão removidos. São locais em que as pinturas estão inadequadas e põem em risco a segurança dos usuários. Um exemplo é a travessia na esquina da avenida Benjamin Constant e rua Tiradentes.

Acidentes aconteceram devido às faixas inapropriadas. No mês passado, um automóvel parou numa travessia desativada no cruzamento Senador Alberto Pasqualini e Americano e foi atingido na traseira por outro veículo.

Além das melhorias na sinalização horizontal, Rodrigues destaca que a Secretaria estuda a instalação de sinaleiras para pedestres.

Modelo da Júlio de Castilhos

Em 2011, o Departamento de Trânsito instalou dez faixas amarelas e brancas na rua Júlio de Castilhos. A cor amarela contrastava com a branca, dando destaque. Na época, havia o interesse de ampliar o modelo para fixas em frente às escolas.

Morador de Lajeado, José Werner, 57, tem dificuldades para atravessar nas ruas movimentadas de Lajeado. Para ele, a instalação de mais faixas é necessária. “Algumas estão apagadas.”

A opinião é compartilhada pelo morador de Mato Leitão, Ricardo Heisler. Para ele, as pessoas deveriam utilizar melhor as faixas. Percebe que muitos usuários se arriscam ao atravessar em locais sem sinalização.

Campanha de conscientização

No sábado, seis fiscais de trânsito e representantes da Secretaria organizaram uma campanha de conscientização quanto ao uso adequado das faixas. Pedestres que atravessaram fora da marcação ou quando o sinal estava fechado receberam folhetos e foram orientados.

“Motoristas e pedestres precisam fazer sua parte para um trânsito mais seguro,” defende o secretário Gerson Teixeira. A ação ocorreu na rua Júlio de Castilhos e fazia parte da Semana Mundial de Segurança no Trânsito.Teixeira prevê uma nova campanha de conscientização para os próximos meses. O tema será “gentileza gera gentileza”.

Acompanhe
nossas
redes sociais