Teutônia – Três casas de madeira na rua Oterno Schaeffer foram destruídas durante incêndio no bairro Canabarro. O fogo começou por volta das 23h30min dessa terça-feira. Os Bombeiros Voluntários chegaram ao local 30 minutos depois, quando duas casas estavam destruídas. Moradores conseguiram retirar parte dos móveis da terceira. Ninguém ficou ferido.
A casa da família Gomes foi a primeira a ser atingida. Em poucos minutos as chamas se alastraram para as outras duas. As famílias tentaram apagar jogando baldes com água e usando mangueiras. Os bombeiros controlaram as chamas e fizeram o rescaldo da área.
Luis Gomes, filho da proprietária da residência onde se iniciou o fogo, conta que todos estavam dormindo no momento do sinistro. Ressalta que a mãe Cecília Gomes, 62, foi a primeira acordar e avisar os familiares. “Quando percebemos o fogo havia tomado conta de toda a casa.”
Os cinco residentes conseguiram se salvar, Cecília e o marido precisaram de atendimento médico devido à inalação da fumaça.
Tiago Porn, mora em frente às casas, foi um dos primeiros a chegar no local. Relata que acordou com os estouros das madeiras queimando e os gritos de socorro. “ “Ficamos impotentes observado o fogo destruir tudo.”
Em apenas uma das três casas atingidas, os moradores conseguiram recuperar alguns móveis. Na casa de Jorge da Costa, onde mora sua filha, o marido dela e o neto, tudo foi perdido. “Temos que começar tudo de novo, mas ainda bem que ninguém se feriu”
Fogo derrete mangueira
A casa da aposentada Clarice Terezinha de Jesus também foi atingida. Restaram as paredes e alguns móveis. Relata que fazia 10 minutos que havia chegado em casa. “Senti um cheiro de queimado, mas não dei bola.” Segundos depois, escutou os gritos do vizinho.
Acordou o marido e a filha e tentou impedir que o fogo chegasse na sua casa. “Tentei apagar, mas o fogo derreteu a mangueira.”
Afirma que o marido e os vizinhos conseguiram evitar que uma parte da casa fosse destruída. Segundo Clarice, o fogo durou mais de 40 minutos. “Perdemos tudo, não sei como recomeçar.” Com poucos recursos e o marido desempregado, espera por ajuda.
Bombeiros não atrasaram
Conforme o bombeiro voluntário Cledenilson Barbosa, a corporação recebeu o chamado às 23h48min. Afirma que havia um bombeiro de plantão que acionou os demais colegas. Às 23h54min o caminhão saiu do quartel. “Como somos voluntários apenas um fica no quartel.”
Às 0h04min os bombeiros estavam no local. O caminhão com capacidade para seis mil litros precisou ser abastecido cinco vezes durante o combate às chamas. Barbosa ressalta que uma equipe de Estrela prestou apoio.
A provável causa do fogo pode ter sido um curto-circuito na rede. Conforme o bombeiro, um morador relatou que houve um estouro no contador de luz da residência.
Município auxilia
Conforme o secretária de Assistência Social, Eliane Machado Altmann, a administração municipal presta apoio às famílias. Os moradores foram cadastrados e começarão a receber ajuda. Após o incêndio, colchões e roupas foram doadas para as famílias passarem à noite na casa de parentes.
Na tarde dessa quarta-feira, a secretária se reuniu com as famílias para verificar a necessidade de cada uma. “Ajudaremos com um auxílio-aluguel, enquanto eles aguardam a construção de uma nova casa.”
Duas famílias têm seguro com a Certel. “Estamos planejando uma campanha para arrecadar materiais de construção.” Apoio psicológico foi oferecido aos familiares.