Secretário investirá em monitoramento

Você

Secretário investirá em monitoramento

Teixeira comandará 37 funcionários na Secretaria de Trânsito e Segurança Pública

Lajeado – O homem de confiança do deputado federal Ênio Bacci é nomeado amanhã como o responsável pela recém-criada Secretaria de Trânsito e Segurança Pública do município, que contará com 37 servidores.

gO início efetivo das atividades ocorre no dia 6. A nomeação de Gerson Teixeira atende a um acordo estabelecido antes das eleições de 2012 entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Pai de cinco filhos e atuante na política há mais de 25 anos, Teixeira é jornalista, radialista e acadêmico do curso de Direito. Trabalha como assessor parlamentar do deputado federal por 19 anos. Representou, em alguns momentos, a Secretaria Estadual de Segurança, quando Bacci era o responsável durante a gestão da governadora Yeda Crusius. Teixeira solicitou exoneração do cargo de assessoria em Brasília.

A nova secretaria ficará instalada, num primeiro momento, na sala do Departamento de Trânsito, no subsolo da prefeitura. Há possibilidade de mudança para o terceiro piso do prédio. Conforme o secretário de Administração, Nelson Noll, a escolha obedeceu critérios técnicos e políticos. Segundo ele, havia acordo entre os partidos para a nomeação do pedetista.

Além do secretário, do seu chefe de gabinete e de um assessor de inteligência, a nova pasta terá 35 servidores, provenientes do Departamento de Trânsito, que automaticamente se desvinculará da Secretaria de Planejamento (Seplan). O atual coordenador de Trânsito, Euclides Rodrigues, segue no cargo.

Para Noll, a nova secretaria auxiliará o trabalho dos órgãos de segurança municipais. “Faltava maior apoio político para a categoria. Agora será mais fácil reivindicar melhorias e novos equipamentos.” Entre as atribuições da secretaria está a participação no policiamento comunitário, que será instaurado ainda este ano.

Teixeira afirma estar pronto

O novo secretário recebeu a reportagem na casa de seu pai, o advogado Erni Teixeira. Gerson o visita todos os dias. A proximidade aumentou após a morte de sua mãe, considerada a “eterna companheira de Erni”.

Caseiro, demonstra satisfação e orgulho ao comentar sobre os cinco filhos. Está prestes a se tornar avô. Uma de suas filhas, Gabriele, está grávida de um menino. O momento é festejado pelo novo secretário. “Estou feliz e pronto para assumir mais este desafio.”

Enaltece a experiência adquirida como assessor parlamentar. Pretende investir em câmeras de vigilância, conscientização no trânsito e disque-denúncia.

Entrevista- Gerson Teixeira, novo secretário de Trânsito e Segurança Pública

A Hora – Qual a sua experiência na área da segurança pública?

Gerson Teixeira – Minha grande experiência foi na Secretaria Estadual de Segurança Pública na gestão da governadora Yeda Crusius. Coordenei o Disque-Denúncia (181) na época. Muitas prisões são feitas por meio disso. Convivi com os maiores chefes da polícia do estado, delegados, comandantes, coronéis. Até hoje mantenho contato com todos. Representei o secretário na posse do tenente-coronel Antônio Scussel aqui no nosso CRPO. Ele garantiu apoio para nossa nova empreitada. Trabalho auxiliando advogados há mais de duas décadas. Meu pai, minha irmã são advogados e hoje sou estudante do curso de Direito.

Quais serão as primeiras ações como secretário?

Teixeira – Posso dizer que tenho muitas ideias. A segurança não tem orçamento. Há recursos do Departamento do Trânsito, que ainda não sei o montante. Conversarei com coordenador de Trânsito e com o prefeito para formalizar alguns convênios, como o policiamento comunitário

Serão dez brigadianos que vão morar em bairros com aluguel pago por nós. Vou buscar recurso no Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) para instalar mais câmeras de vigilância na cidade. O monitoramento será em conjunto com a Brigada Militar.

Como será a relação com os órgãos de segurança do município?

Teixeira – Este será o objetivo principal. Contribuir com as polícias civil e militar no monitoramento e buscar recursos para melhorar e capacitar o serviço de segurança já existente. Mapearemos áreas de risco e colocar guardas, terceirizados se for o caso. Parque dos Dick e ciclovia são exemplos. É uma ideia que vou passar ao prefeito.

Quais os maiores problemas na área de segurança?

Teixeira – A falta de efetivo e a falta de uma política de segurança. Uma das ideias é criar um grupo de gestão integrada com as principais entidades civis do município, sindicatos, líderes comunitários e presidentes de bairros. Esse grupo gestor é quem vai apontar as maiores carências na área. Mostraremos com números e dados, que hoje inexistem, quais os problemas a serem enfrentados.

Na área do trânsito, quais as ações previstas para melhorar o fluxo da cidade?

Teixeira – Possuímos mais carros do que ruas, e quase o mesmo número de veículos e motoristas. O trânsito é uma questão de educação. Precisamos insistir na gentileza com os motoristas em um primeiro momento.

Vamos orientar os agentes de trânsito, os funcionários da Uambla, a orientarem mais antes de sair multando. Ligar o pisca alerta, uma atitude simples, mas que muitos desrespeitam. É uma questão cultural. Precisamos educar, mas num segundo momento vamos punir quem não cumprir a lei.

Há pontos específicos de aglomeração de carros na cidade, onde são realizados rachas e abuso de som. Como pretende combater esses problemas?

Teixeira – Moro na Avenida Acvat, me acostumei com a janela vibrando durante a noite. Todos os dias as pessoas me ligam pedindo soluções para esse abuso.

A lei permite até 60 decibéis, e nós fiscalizaremos e fazer valer a lei. Multa e guincho para veículos e fechamento de estabelecimentos que não respeitarem.

Sobre os rachas, vamos intensificar a parceria com BM para fiscalizar, assim como pontos de prostituição em áreas públicas. Vamos combater o atentado ao pudor. O ideal é que esses profissionais do sexo possuam locais próprios para atender, e não utilizar vias públicas para constranger famílias.

Acompanhe
nossas
redes sociais