Fazenda Vilanova – O tráfico de drogas no município foi alvo de operação da Polícia Civil na manhã dessa sexta-feira. Seis pessoas foram presas suspeitas de ligação com a venda de entorpecentes. Ainda houve a apreensão de cinco armas e mais de 20 pássaros silvestres.
A ação começou às 5h, quando mais de 60 agentes em 17 viaturas se reuniram em Estrela para organizar a operação denominada “Fazenda”. Perto das 6h, os policiais chegaram em Fazenda Vilanova para cumprir 13 mandados de busca e apreensão.
O Grupo de Investigação Regional (GIR) iniciou as investigações há cerca de dois meses, após o Ministério Público de Estrela repassar as denúncias de tráfico feitas pelos moradores.
Segundo o delegado Juliano Stobbe, durante o período de averiguação, mais denúncias chegaram. “A cidade estava infestada de traficantes.” Durante a investigação uma fazenda na localidade de Três Irmãos, divisa com Paverama, foi apontada como o principal ponto da cidade.
“Flagramos uma grande movimentação de usuários, todos diziam onde compravam e davam o nome do dono da droga.” Nos outros 12 pontos em que foram cumpridos os mandados, havia a suspeita de tráfico e armas.
Os policiais se encontraram na Delegacia de Fazenda Vilanova por volta das 7h15min. Armas e drogas foram apreendidas na busca realizada na região central e na Vila Maria. Dois suspeitos acabaram presos.
“Boca do Alessandro”
Na fazenda de Três Irmãos, limite com Paverama, foi preso Alessandro Silva de Souza, apontado como o principal traficante da cidade, junto com a companheira. Na casa foram encontrados cocaína e maconha, dezenas de munições, duas espingardas e cerca de R$ 6,3 mil.
Conforme Stobbe, a droga encontrada foi suficiente para comprovar o tráfico apontado durante as investigações. “O local é conhecido como Boca do Alessandro.” Oito jovens estavam na residência no momento da abordagem. Afirmaram que trabalhavam como lenhadores.
Devido ao tamanho do local, as buscas se estenderam até as 10h30min. Os agentes vasculharam os cômodos da casa e fizeram escavações no terreno para encontrar drogas.
“Eu não vendo drogas, apenas bebidas”, se defendeu Alessandro. Assumiu que possuía uma espingarda calibre 28. Disse ser cassador. “Não posso mais falar, depois meu depoimento pode mudar.”
Alguns vizinhos sequer se surpreenderam com o movimento da polícia. “Muita gente comprava droga ali”, disse um morador.
A família do suspeito que mora próxima à casa desconhece a venda de drogas. O filho menor de idade relatou não ter conhecimento do que o pai vendia. “Nem sei o que é isso”, disse ao se referir a droga.
Uma espingarda foi encontrada a 100 metros da residência do irmão de Alessandro.
Apreensão de animais silvestres
A Rede de Proteção de Animais (Repraas) de Teutônia foi acionada para fazer a captura de pássaros silvestres. Conforme Vladimir da Silva, presidente da ONG, foram apreendidos mais de 20 pássaros. A maior parte deles estava em uma casa próxima a de Alessandro, em Três Irmãos.
Além dos pássaros, na casa do traficante foram encontrados animais congelados, como pombas e lebres. Acrescente que a ONG repassará um laudo técnico para polícia, e os criadores poderão pagar multa pelo crime.
Operação em números
– 60 policiais civis
– 17 viaturas
– 6 presos
– 13 mandados de busca e apreensão cumpridos
– 8,5 mil em dinheiro apreendido
– 5 armas recolhidas
– 20 pássaros silvestres recolhidos