Operação combate o narcotráfico na São José

Você

Operação combate o narcotráfico na São José

BM reforça policiamento nas ruas e fecha acessos em locais com histórico de tráfico

Lajeado – A Brigada Militar (BM) realiza três operações no município. A ação foi organizada pela 1ª Companhia do 22º Batalhão e começou ontem à tarde. Ao todo, são 45 policiais envolvidos nas patrulhas em acessos da Vila São José e no policiamento na área comercial e nos bairros.

bmO efetivo foi reforçado por 32 soldados que se formaram nesse fim de semana. Conforme o capitão Fabiano Dorneles, antes do encaminhamento dos novos membros da corporação aos municípios do Vale, eles integrarão as atividades da BM em Lajeado.

Segundo ele, as operações ocorrem 24 horas por dia. Na Vila São José, identificada como um dos locais com pontos de narcotráfico e consumo de entorpecentes, serão três equipes com quatro policiais – três soldados e um membro do Pelotão de Operações Especiais (POE).

A orientação é abordar motoristas e pedestres. Usuários de droga serão identificados. “Vamos coletar informações para saber de onde eles são, o que fazem em Lajeado e se querem se tratar”, relata Dorneles.

Outra preocupação do capitão é com os menores. Na manhã de ontem, a BM encontrou 35 pedras de crack com um adolescente. De acordo com Dorneles, traficantes usam crianças como “mulas” para transporte de drogas.

Com os dados obtidos, a BM pretende auxiliar o Fórum Municipal de Combate à Drogadição no desenvolvimento de políticas sociais para o tratamento dos dependentes. Todos os dias, os policiais envolvidos nas operações apresentarão relatórios ao comando com o número de abordagens, boletins de ocorrência e apreensões.

Mais segurança ao comércio

Entre as medidas da BM, o reforço no policiamento na área comercial visa reduzir casos de roubos e furtos. Conforme Dorneles, há uma deficiência do patrulhamento a pé. O acréscimo dos soldados recém-formados possibilita esse trabalho.

A cada turno, oito policiais são acrescidos à patrulha comercial, que conta com dois policiais em motocicletas e uma equipe de viatura. A ronda ocorre nas ruas Bento Gonçalves e Júlio de Castilhos, além da av. Benjamin Constant.

No policiamento dos 25 bairros de Lajeado, a corporação intensifica as abordagens aos motoristas e a patrulha para coibir crimes contra o patrimônio. Segundo o capitão, donos de lojas e minimercados em locais afastados do centro costumam ser mais descuidados com a segurança.

Acompanhe
nossas
redes sociais