Encantado – Cinco casas noturnas foram interditadas nessa sexta-feira devido à falta de adequação às normas de segurança necessárias para a liberação do alvará do município e o do Corpo de Bombeiros. Dos estabelecimentos fiscalizados, só um manteve autorização para funcionar. As demais boates locais, como a Lost Pub e a Secret, apresentaram a documentação exigida.
Três policiais da Brigada Militar (BM), dois fiscais da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) e dois bombeiros de Lajeado participaram da vistoria. Conforme o sargento da BM, Ivan Taborda, os proprietários descumpriram o prazo de 15 dias para efetuar as mudanças. “As casas noturnas permanecerão fechadas até que atendam às normas.”
Entre as medidas exigidas, o fiscal tributário da SMF, André Konrad, cita o laudo de estabilidade do imóvel fornecido por um engenheiro, o alvará sanitário do município, o alvará do Corpo de Bombeiros e o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI).
Segundo Konrad, todos os estabelecimentos tinham alvará do município, sendo a maioria interditada por descumprimento de normas dos bombeiros. Entre as irregularidades estão a falta de sinalização em saídas de emergência e a necessidade de mais portas emergenciais, também citadas pelo comandante dos Bombeiros de Lajeado, capitão Cássio Conzatti.
Conzatti frisa que com exceção de residências, cujo prazo é de dois anos, os alvarás devem ser atualizados a cada ano. Reforça que o grupo só acompanha a fiscalização, mas as interdições ficam a cargo de cada município, que deve organizar seu cronograma.
Locais interditados
Cabanas/Bananeiras – ERS-130
Bailão do Lucca – Porto XV
Casa dos Artistas – Lago Azul
Boate Lilás – ERS-129
Caluma – Centro