Licitações atrasam a conclusão do complexo

Você

Licitações atrasam a conclusão do complexo

Obra reiniciará após cinco meses de paralisação

Forquetinha – A proposta da administração municipal de concluir o Complexo Vida Saudável em janeiro deste ano não se concretizou. Os trabalhos estão paralisados desde outubro, quando a primeira etapa do projeto foi encerrada.

cO Executivo garante que a empresa vencedora da segunda licitação deve retomar os serviços em 20 dias, tendo quatro meses para terminar a estrutura.

Com quase cinco meses de interrupção nos trabalhos, capins cresceram dentro e ao redor do prédio. A água das piscinas térmicas precisa de tratamento constante e, mesmo assim, sua coloração continua esverdeada.

Segundo o prefeito Waldemar Laurindo Richter (PP), a falta de interesse de empresas em assumir a obra motivou o atraso. Após duas licitações, sem sucesso, para a construção da primeira etapa, o município alterou o projeto e atraiu mais construtoras. Quase um ano depois, o serviço começou.

Foram investidos R$ 333 mil, com recursos próprios, na construção de dois pavimentos, totalizando uma área de 912,62 metros quadrados e instalação de duas piscinas térmicas. As paredes são de tijolo maciço com cinco metros de altura.

Richter destaca que um novo contrato com a empresa, para a realização da segunda etapa, foi assinado, e os serviços serão retomados nos próximos dias. Conforme o cronograma do engenheiro, o complexo deve ser concluído em até 12 dias.

Sobre o projeto

A estrutura foi apresentada à comunidade em julho de 2011, sendo considerada inovadora na região. Dispõe de duas piscinas térmicas, salas de musculação, de ginástica, para a prática de artes marciais, consultório de nutricionismo, fisioterapia e massagem terapêutica. O prédio é equipado com vestiários masculino e feminino adequados para deficientes físicos, sala administrativa, portaria e depósito.

Além de um ambiente para socialização da comunidade, será um espaço para conscientizar moradores locais sobre a importância da prática de exercícios físicos. Profissionais de cada área serão contratados para viabilizar o projeto. Na cidade sequer há uma academia, e as pessoas que desejam praticar alguma atividade esportiva precisam se deslocar a municípios vizinhos.

Moradores insatisfeitos

O chapeador aposentado Nélio Wolschick, 71, enalteceu a proposta da administração municipal na época do lançamento do complexo. Para ele, a obra representava um avanço na qualidade de vida da comunidade. Agora, está desmotivado. “Usaram a situação como campanha política. Se prometeram para janeiro, deveriam ter concluído.”

Um empresário critica a postura do Executivo. Para ele, o município deveria ter certeza dos investimentos antes de anunciá-los para a comunidade. Segundo o prefeito, a obra feita com recursos próprios é mais difícil de ser concluída. Cita que a comunidade está bem informada e nenhuma reclamação foi relatada.

Localização

O complexo é construído no antigo Parque de Máquinas, que foi transferido em maio do ano passado para os fundos da prefeitura.

Acompanhe
nossas
redes sociais