Estrela – A falta de um espaço propício para realizar feiras leva a administração municipal a projetar a construção de um parque de eventos. Uma comissão formada nessa sexta-feira procura uma ampla área de terra capaz de receber shows de renome nacional e milhares de visitantes.
O presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Estrela (Cacis), Henrique Purper, enfatiza que a região carece de um local para a promoção de grandes eventos, como o de Roberto Carlos, que será realizado dia 10 de abril, em Santa Cruz do Sul.
Ressalta o potencial do Vale do Taquari e acredita que Estrela tenha as melhores condições de receber tal empreendimento por integrar um grupo de municípios que detém metade da população regional.
Purper participa da comissão. Ela é formada por quatro representantes da Cacis e quatro do Executivo. A maior preocupação do grupo se refere à mobilidade. Observa que é preciso encontrar um local estratégico que esteja próximo de rodovias para facilitar o fluxo de veículos.
Hoje os maiores eventos são a Multifeira e a Maifest, realizadoa nos parques Cristo Rei e Princesa do Vale. Estes locais, destaca Purper, tornaram-se pequenos. Segundo ele, são constantes as reclamações de empresas e entidades devido à falta de espaço para a circulação de pessoas e de estacionamento.
Segundo ele, se tiver um público diário superior a 30 mil pessoas serão necessárias em torno de dez mil vagas para carros. “Nas atuais estruturas, isso não pode ser feito.”
A comissão se reúne nos próximos dias para debater o projeto. A proposta é que a área seja comprada dentro de um ano para que o município possa estruturar o local e planejar investimentos. “O mais importante é termos um local adequado. O resto virá depois.”
Durante assinatura do termo de compromisso da comissão, na reunião-almoço dessa sexta-feira, o prefeito Rafael Mallmann enfatizou a necessidade de um espaço adequado para a realização de eventos no município. Destacou que a cidade tem todas as condições de fazer o maior parque do Vale.
Mais estacionamento
O espaço reduzido nas estruturas atuais é reclamação recorrente dos organizadores dos maiores eventos no município. Para o presidente da Multifeira 2011, Gerson Strehl, a qualidade da festa é comprometida pela falta de espaço. O maior problema é o estacionamento. “Mais de 40 mil pessoas visitaram a feira. Não há vaga para todos os veículos.”
Strehl cita que havia o interesse do cantor Roberto Carlos se apresentar na região, mas não se oficializou por falta de um local adequado. Ressalta que é preciso projetar os próximos eventos, dando um passo à frente dos demais municípios do Vale.
A próxima Multifeira ocorre de 5 a 8 de setembro, no Parque de Eventos Cristo Rei. Strehl destaca que é um evento multissetorial, voltado ao comércio, indústria, prestação de serviços e agroindústrias, cujo objetivo é dar visibilidade ao município no estado. “Esperamos ter a condição de inaugurar o parque municipal na próxima feira em 2015.”
Ampliar atividades
O coordenador do turismo na cidade, Antônio Veloso, participou da comissão organizadora da MaiFest 2012 – evento que integra as festividades alusivas ao aniversário do município. Foram realizados torneios esportivos, jogos germânicos, shows musicais, danças folclóricas, feira do artesanato e gastronômica.
A MaiFest ocorreu em maio, no Parque Princesa do Vale. Por falta de espaço e estrutura, os três bailes do Chucrute foram realizados no Centro Comunitário Cristo Rei. Veloso acredita que com um parque será possível ampliar as programações do evento. “Hoje não temos um local propício. Este é um dos principais entraves.” A próxima MaiFest ocorre de 10 a 20 de maio.