Bombeiros trabalham com veículo emprestado

Você

Bombeiros trabalham com veículo emprestado

Único caminhão estragou há mais de dois meses

Encantado – O Corpo de Bombeiros Misto de Encantado, responsável pelo atendimento de 12 municípios da região alta do Vale do Taquari, aguarda pelo caminhão-tanque garantido na Consulta Popular de 2012. Em processo de licitação, veículo deve ser entregue em três meses, conforme promessa do estado.

bEnquanto espera retorno do governo, a guarnição passa dificuldades para atender as cidades abrangidas. Desde janeiro, tem apenas um caminhão-tanque reserva cedido por Lajeado, com capacidade para três mil litros de água.

O veículo de Encantado teve o motor danificado há dois meses, durante deslocamento a um incêndio no interior de Muçum. Até agora o município, que é responsável pelo caminhão, não abriu licitação para o conserto. As melhorias custam R$ 24 mil.

Conforme o diretor administrativo da Associação Mantenedora do Corpo de Bombeiros da Região Alta do Vale do Taquari (Ambravat), Adil Luiz Feraboli, são necessários dois caminhões – o previsto pela Consulta Popular e o que está para conserto – para melhorar o atendimento nos municípios.

Ressalta a dificuldade diante de acidentes em indústrias com maior capacidade de combustão. Com o conserto do caminhão próprio e a chegada do novo, a capacidade total passará a oito mil litros de água.

Investimentos prejudicados

A Ambravat quer integrar quatro bombeiros à guarnição neste ano. A falta de adesão de alguns municípios à associação dificulta investimentos. Até o momento, só Encantado, Roca Sales, Nova Bréscia, Relvado, Doutor Ricardo e Coqueiro Baixo contribuem. Cada um repassa R$ 0,45 por habitante a cada mês para manutenção dos serviços.

Os demais – Muçum, Anta Gorda, Ilópolis, Putinga, Arvorezinha e Itapuca – não auxiliam. Um das justificativas é o menor uso pelo fato da guarnição estar distante dessas cidades. Pensando nisso, outra meta prevista é a criação de uma nova sessão em Arvorezinha.

A documentação necessária para o projeto foi encaminhada e aguarda aprovação do estado. Caso a proposta seja aceita, a guarnição chamará bombeiros civis recém formados. Mas, precisará da contribuição dos municípios.

Principais metas para 2013

– Receber o novo caminhão-tanque, pela Consulta Popular de 2013;

– Consertar o caminhão próprio, estragado desde janeiro;

– Contratar pelo menos quatro bombeiros (conforme adesão dos municípios atendidos);

– Criar uma nova sessão em Arvorezinha, para facilitar o atendimento da região alta.

Acompanhe
nossas
redes sociais