BM combate a venda irregular de peças

Você

BM combate a venda irregular de peças

Operação com 150 policiais fiscalizou 22 desmanches de veículos na região

Vale do Taquari – Os altos índices de furtos e roubos de veículo na região levaram a Brigada Militar a intensificar a fiscalização nos desmanches do Vale do Taquari. Ontem à tarde, 150 policiais vistoriaram 22 estabelecimentos que vendem peças automotivas.

pBarreiras foram montadas em todas as cidades do Vale a fim de identificar possíveis veículos em situação ilícita. Em nenhum dos locais fiscalizados foram encontradas peças ou carros furtados. Ações acontecerão com frequência nos próximos meses, segundo o tenente coronel Antônio Scussel, comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari.

Scussel destaca que as ações visam prevenir um dos principais crimes que ocorrem na região, principalmente em Lajeado. “Precisamos reduzir estes altos índices, ações nos desmanches são fundamentais.” O comandante destacou que neste mês haverá uma série de operações na região.

Por volta das 15h30min, dez viaturas deixaram a sede do Comando Regional para verificar irregularidades nos estabelecimentos. Alguns soldados receberam treinamento específico para o serviço, durante a operação vasculharam e analisaram peça por peça de cada desmanche.

Em uma das abordagens, em um estabelecimento na BR-386, os policiais constataram diversas peças sem registro de entrada. Procedimento exigido pelo Detran. A proprietária apresentou uma licença provisória do órgão para regularizar as peças em 90 dias. Não foi encontrado nenhum veículo ou peça furtada. “Iremos voltar e acompanhar a situação”, disse Scussel.

Mesmo sem encontrar veículos em situação de crime, o capitão Fabiano Dorneles, responsável pelo policiamento de Lajeado, avalia como positiva a ação. Destaca que com a operação, os policiais receberam novas informações sobre o mercado irregular de peças. “Conversando com os empresários, conseguiremos chegar mais perto do pessoal que vende peças roubadas.”

Fabiano acrescenta que ações contra furto e roubo serão intensificadas. “Vamos trabalhar com inteligência para prender esse indivíduos.”

Empresário aprova ação

Em Encantado, três desmanches de veículos foram averiguados ontem pela BM. Conforme o capitão Ricardo Machado Da Silva, em nenhum deles havia irregularidades.

Um dos proprietários de desmanche e integrante da diretoria do Sindicato do Centro de Desmontes de Veículos (Sindcdv), Rudimar Bagatini, concorda com a fiscalização. “Isso valoriza quem trabalha de forma correta”, salienta. Com toda a documentação organizada, ele cita que está se adequando a um novo sistema de controle no comércio de peças. Aos poucos, o Detran ficará responsável pelas fiscalizações.

Bagatini frisa que hoje haverá uma audiência em Porto Alegre, na qual o Sindicato pedirá reajustes na lei do comércio de peças aos deputados. A categoria busca padronizar a regulamentação entre os diferentes setores – desmanches, revendas, chapeações.

Em dois anos, 641 foram levados

De 2010 a 2012, os criminosos levaram 641 veículos em Lajeado. Do total, 335 foram recuperados. Um índice de recuperação de 52%, sendo uma das maiores médias do estado. O destino do restante da frota, 48%, é incerto. A BM acredita que a maioria foi vendida para desmanche de veículos. Levantamento da polícia mostra que 80% dos carros furtados são antigos, sendo recuperados dias depois sem parte das peças.

Acompanhe
nossas
redes sociais