Santa Clara do Sul – Sete empresários foram escolhidos, nessa terça-feira, durante encontro entre comerciantes e funcionários municipais, para planejar a promoção de vendas do fim de ano. O grupo pretende retomar as atividades da Associação Comercial e Industrial (Acisc), que está inativa desde 2010.
A reunião ocorreu no ginásio de esportes com a participação de 43 empresários. O número de interessados surpreendeu a secretária da Fazenda, Ana Paula Mallmann.
Ficou decidido que a comissão se reunirá periodicamente com a administração municipal para debater questões relacionadas ao setor. O primeiro encontro será na terça-feira, às 19h30min, no ginásio de esportes. Será iniciada a campanha de estímulo.
O padeiro Ney André Hinterholz integra a comissão. Para ele, é fundamental formar um grupo que trabalha para consolidar o comércio no município e estimular o interesse de outros empresários.
Gilberto Fröhlich produz flores no centro. Acredita que é preciso pensar no coletivo. Sua proposta é que a Feira das Flores, realizada em setembro, ajude a desenvolver o setor no município. Destaca que muitas pessoas são acostumadas a comprar em outras cidade, como Lajeado. “Temos que valorizar o comércio local. Mostrar nossa força.”
Dívidas quitadas
Em 2009, a Acisc somou uma dívida superior a R$ 8 mil devido a uma campanha mal sucedida. Outra dificuldade era o déficit de R$ 600, decorrentes da locação de um escritório no centro e pagamento de uma secretária, que a entidade tinha por mês.
Desde então, nenhuma campanha foi realizada, gerando constantes reclamações dos lojistas. No ano passado, o escritório no centro foi desocupado e a funcionária dispensada.
No ano passado, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) auxiliou a associação a quitar suas dívidas. A câmara tem direito a um percentual das tarifas pagas por cada consulta ao SPC. A entidade optou em destinar esse valor para equilibrar as contas da Acisc.
Integrantes
A comissão é formada por Ney Hinterholz, João Bento Schnorr, Marli Dessoy, Gilberto Fröhlich, Márcio Scherer, Luiz Wolschick e Charles Thomas. Cada um responde por um ramo diferente no comécio da cidade.